Recadastramento de armas encerra hoje
(Redação) A campanha do desarmamento promovida pelo Ministério da Justiça visando o recadastramento de armas de fogo será encerrada hoje (31 de dezembro) em todo o país. O coordenador da campanha no Estado de Rondônia o agente da Policia Federal João Bosco afirmou que os proprietários de armas devem procurar as sedes da Policia Federal até 18 horas para regularização de cadastro de posse da arma de fogo.
De acordo com as informações da PF, a delegacia regional de Ji-Paraná estará atendendo toda a região municípios de Teixeirópolis, Vale do Paraíso, Ouro Preto, Ji-Paraná, Presidente Médici e outras cidades circunvizinhas.
No município de Mirante da Serra também há um posto na DP Federal coordenado pelo delegado Cristiano Lopes Ferreira em parceria da Câmara municipal que cedeu duas funcionarias.
Segundo o agente federal João Bosco, essa é uma grande oportunidade para que todos aqueles que têm arma de fogo possam fazer o registro e também renovar o cadastro.
?Esta campanha já foi prorrogada, pois em função das grandes exigências e taxas cobradas, muitas pessoas deixaram de legalizar suas armas de fogo. Então as autoridades públicas decidiram estender o prazo do trabalho para que os indivíduos possam estar de acordo com o Estatuto do Desarmamento, que visa disciplinar o registro, posse e comercialização de armas, bem como de acessórios e munição?.
Quem não registrar a arma de fogo que esteja sem eu poder até o último dia deste ano, terá sua arma apreendida e poderá ser preso em flagrante delito pela pratica de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento. A pena para este tipo de crime pode variar entre um e seis anos de prisão. Para registrar gratuitamente uma arma, o interessado deve apresentar documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e, ainda, preencher um formulário que pode ser encontrado no site do Departamento de Polícia Federal (DPF) (www.dpf.gov.br).
A campanha do Desarmamento foi criada após a promulgação do Estatuto do Desarmamento elaborado no ano de 2003. O objetivo da campanha é tentar reduzir o número de mortes no país, uma vez que números recentes mostram que a violência se expandiu também para o interior do país.
...