Correio Popular Notícia



MULHERES
Marcha das Margaridas é tema de audiência pública

Data da notícia: 2015-05-01 10:31:11
Foto:

(Da Redação/Assessoria) A Audiência Pública para tratar de assuntos referentes às Políticas Públicas para as Mulheres em preparação a Marcha das Margaridas foi realizada na manhã da última quarta-feira (29), no plenário da Câmara de Vereadores de Ji-Paraná.

O evento é de autoria das vereadoras Márcia Regina (PT), Silvia Cristina (PDT), Ida Fernandes (PV), em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). Segundo as vereadoras, a audiência tem por finalidade discutir a realidade da mulher do Campo e da Cidade através dos sete eixos, sendo Biodiversidade e Democratização dos Recursos Ambientais; Terra, Água e Agroecologia; Soberania e Segurança Alimentar; Autonomia Econômica, Trabalho e Renda; educação não Sexista, Sexualidade e Violência; Saúde e Direitos Reprodutivos; e Democracia, Participação e Poder.

O evento contou com a presença de trabalhadores e trabalhadoras rurais, do presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB), vereadores Paulo Moura (PSB), Edilson Vieira (PMDB) e Jessé Bitencourt (PDT), chefe de gabinete, José Antônio Cisconetto, que representou o prefeito Jesualdo Pires (PSB); presidente do STTR, Ernesto Ferreira; secretários municipais de Agricultura, Paulo Sérgio; Educação, Leiva Custódio; Adjunto de Obras, Antônio Geraldo; e de Esporte, Seloi Totti; presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa; secretária de Mulher do STTR, Ana Rosa Sotré; representante da Ulbra, professora Dalva Felipe; ex-deputado federal Anselmo de Jesus, entre outras autoridades, que parabenizaram as autoras da audiência. ?Agradeço o prefeito pelo respeito à ação e por ter solicitado a presença dos secretários na atividade?, salientou a vereadora Márcia Regina (PT).

MARCHA
A secretária de Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), Creonice Vilarim, iniciou o evento comentando sobre a Marcha das Margaridas, que é uma ampla ação estratégica das mulheres do campo, da floresta e das águas para conquistar visibilidade, reconhecimento social e político e cidadania plena. O evento é promovido pela Contag, Federações e Sindicatos. ?Em 2015, sob o lema ?Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade? as mulheres estarão mais uma vez para protestar contra as desigualdades sociais; denunciar todas as formas de violência, exploração e dominação e apresentar propostas para avançar na construção da democracia e da igualdade para as mulheres. A Marcha acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto em Brasília, com a participação de aproximadamente 100 mil mulheres, que representarão 20 milhões de brasileiras?, comentou Creonice Vilarim, informando que nos próximos dias 19 e 21 acontecerá em Porto Velho o Grito e Marcha das Margaridas Estaduais.

REIVINDICAÇÕES
Em seguida o presidente do STTR, Ernesto Ferreira comentou sobre a importância do evento para discutir os problemas do dia a dia dos aproximadamente 10 mil moradores do campo; e os representantes dos setores Riachuelo, Itapirema, Gleba G e 200 relataram os problemas da Educação, Saúde, Infraestrutura, Esporte, Lazer e Agricultura. As reivindicações dos moradores da zona rural são: a realização de concursos públicos para constatação de Agentes Comunitários de Saúde nas áreas descobertas, que todos os ônibus escolares possam contar com monitores, participação do município na festa do Agricultor/a, construção de pontes e bueiros e recuperação de estradas em todos os setores, esporte para o campo, construção de casa abrigo as mulheres vítimas de violência, atenção ao PAA, parceria no Programa de Habitação Rural, transferência ao estado (DER) as estradas rurais que fazem divisas com outros municípios, que se inicie o Programa Patrulha Agrícola, entre muitas outras. Após as reivindicações, os secretários municipais comentaram sobre as ações que estão sendo realizadas na zona rural.

COMPROMISSOS
Os compromissos assumidos na Audiência Pública foram os seguintes: Constituição de uma Comissão composta pelo Coletivo de Mulheres, representantes, direção do STTR, secretários presentes e representante do Poder Legislativo para elaborar, planejar e acompanhar o andamento das reivindicações apresentadas. ?Essas propostas comporão também as reivindicações para o Grito da Terra e a Marcha das Margaridas?, finalizou Márcia Regina (PT).

Fonte:






Noticia vista 1670 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.