Correio Popular Notícia



CULTURA
Na Noite do Chorinho só sorrisos e aplausos da população

Data da notícia: 2015-05-05 12:07:25
Foto:

(Da Redação/Assessoria) Noite de tempo bom e agradável. Palco montado com som e luzes adequadas. Artistas inspirados. Plateia de 500 pessoas ansiosa por boa música. Neste ambiente aconteceu com sucesso o ?Chorinho na Praça?, acontecimento promovido pela Prefeitura de Ji-Paraná, através da Fundação Cultural, na Praça da Bíblia, na última sexta-feira (30). Desfilaram pelos instrumentos afinados de ?Os Chorões? talentos imortais do choro brasileiro como Jacó do Bandolim, Garoto, Valdir Azevedo, Pixinguinha, Dilermando Reis e João Pernambuco. À frente do grupo de Ji-Paraná esteve José Orlando Marques Gomes, mais conhecido como ?Babão?, músico há 40 anos e atualmente instrutor de guitarra e violão da Fundação Cultural.
A apresentação dos números coube à Keila Barbosa, a presidente da Fundação Cultural e logo na primeira fila estavam o prefeito Jesualdo Pires, acompanhado de sua esposa, Lilian Pires. Vereadores, autoridades, funcionários da prefeitura, professores com seus alunos e pessoas de todas as idades completavam a plateia, que aplaudiu muito cada peça executada.
Esta noite de choro, estilo musical considerado como o primeiro tipicamente brasileiro, interpretado com uma formação básica de flauta, violão, bandolim e cavaquinho, começou com uma composição do grande mestre Valdir Azevedo, ?Minhas mãos, Meu Cavaquinho?. Foi dele também a obra que encerrou a noite, o choro mais famoso da história do gênero, gravado em várias partes do mundo: ?Brasileirinho?. Ao longo do show outros talentos deram sua ?canja?, como foi o caso de Grego, Lu Costa e Carlos Costa, este vindo especialmente de Porto Velho para a audição.
Keila Barbosa enfatizou que a Fundação Cultural tem o objetivo maior de fomentar a cultura brasileira e que isto tem grande aceitação por parte da população. ?No ano passado fizemos esta noite no Teatro Dominguinhos e houve uma superlotação porque lá só há 120 lugares. Por isso, decidimos fazer agora em 2015 aqui na Praça da Bíblia e as 500 pessoas que compareceram puderam apreciar o show com muito conforto?, explicou. Ainda segundo Keila, é preciso mostrar o valor da arte e criar boas opções para que as pessoas não fiquem à mercê da arte comercial que a mídia costuma impor. Esta também é a opinião do prefeito Jesualdo Pires, em entrevista à imprensa logo após o evento. ?Precisamos resgatar o gosto pela boa música, em especial pela música brasileira?, afirmou. Ele acrescentou que apresentações em locais públicos e gratuitos são muito bem recebidas pelos ji-paranaenses e que a Prefeitura, a exemplo desta noite de choro e da cantata de Natal, pretende incentivar mais shows ao ar livre. ?Atingimos nosso grande objetivo que foi trazer as famílias. Vamos utilizar estes e outros espaços abertos da melhor forma possível para incentivar a cultura?, completou.
A dona de casa Maria do Carmo Socorro Medeiros, de 75 anos, queria que os músicos realizassem um ?bis? voltassem ao palco para tocar um pouco mais. ?Eu adoro muito músicas de todos os tipos, mas essa, gosto mais?, disse ela, que tem um neto músico, o Airton, e que toca com Babão em várias outras ocasiões na noite da cidade. Dedé Moura Ferreira, comerciante aposentado, também enalteceu a beleza da música instrumental brasileira, representada pelo chorinho. ?Uma apresentação que deixou a mim, e acho que a todos aqui também, muito encantados?, finalizou.

Fonte:






Noticia vista 1423 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.