Correio Popular Notícia



SET-JI
Estudantes buscam vales-transportes em Ji-Paraná

Data da notícia: 2015-05-08 10:03:49
Foto:

A sede do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Ji-Paraná (SET-JI), que comercializa os vales-transportes para o transporte coletivo na cidade, amanheceu com um princípio de tumulto na última segunda-feira (04/5), quando dezenas de estudantes compareceram ao local para pegarem os seus vales-transportes disponibilizados pela Prefeitura de Ji-Paraná, que oferece uma cota mensal de 20.000 vales-estudantil. Não houve maiores incidentes, porém, o grande número de jovens e adolescentes presentes ao local chamou a atenção, principalmente pela insatisfação deles, em relação ao número de beneficiados pelo projeto que ajuda os estudantes a irem à escola.

Segundo um dos estudantes, que preferiu não se identificar, não houve tumulto, mas o problema é que o SET-JI somente libera os vales-estudantil aos estudantes no início do mês, e só os primeiros 400 que chegam é que conseguem os bilhetes que vão garantir as suas passagens entre suas casas e escolas durante o mês, pois a cota mensal de 20.000 vales-estudantil não contempla a todos os alunos cadastrados. O estudante disse que a medida da prefeitura é muito boa, pois ajuda realmente quem precisa. "Pena que só atende a um número muito pequeno", salientou.

Outro jovem que se encontrava presente ao local agradeceu à Prefeitura pela iniciativa, mas disse que era bem pouco e que Ji-Paraná poderia fazer igual à Prefeitura de Porto Velho, onde nos próximos meses, a secretaria já anunciou que irá atender aos jovens de toda a rede pública de ensino. "400 é um número bem pequeno de pessoas", disse o jovem.

SET-JI
Procurado, o presidente do SET-JI, Walter Freitas, enalteceu a iniciativa da Prefeitura, e esclareceu que a Lei Municipal que deu origem a um convênio entre o sindicato e a Prefeitura, visa beneficiar os estudantes ji-paranaenses assegurando-lhes o direito ao transporte coletivo até a escola e apenas no período em que estudam. Walter fez questão de elogiar a medida criada pelo prefeito Jesualdo Pires, lembrando que, nunca antes na história do Município um prefeito havia feito algo neste nível para os estudantes, e que somente Jesualdo teve esta iniciativa. Walter disse que o valor financeiro estipulado no convênio pode ser pouco, atender apenas a necessidade de 400 alunos, mas não se pode tirar o mérito da ideia de Jesualdo Pires, que começou uma nova era para beneficiar os estudantes em Ji-Paraná.

Sobre as dezenas de jovens e adolescentes que estavam na sede do sindicato, ele explicou que, como a quantidade de vales-estudantil é para o período de 30 dias, os jovens devem voltar até o SET-JI para receberem o vales-estudantil, na data marcada para o retorno referente ao mês seguinte. Pois como a demanda de estudante é muito maior que a cota mensal ofertada pela prefeitura, na maioria das vezes os estudantes retornam na data marcada e já não tem mais vales.

"Para garantir que os recursos da Prefeitura estão sendo bem aplicados; o Sindicato fornece somente bilhetes numerados, e, implantou um serviço de auditoria que confere minuciosamente o uso do vales-estudantil pelos estudantes beneficiados, afinal, eles só podem ser usados nos dias letivos e nos horários que os mesmos especificaram em sua declaração escolar", explicou. Qualquer uso fora disso que seja descoberto, o cadastro do estudante será suspenso após analise promovida pela EMTU que fiscaliza todos os procedimentos, até o mesmo voltar a regularizar a situação.

Sobre o número de apenas 400 alunos beneficiados, o presidente do SET-JI ressaltou que isto se deve ao valor do convênio, e explicou como a conta é feita: "São 20.000 vales-estudantil por mês a cota municipal, os quais os alunos recebem 50 unidades do vales-estudantil que contempla a ida e a volta a escola, por um período mínimo de 30 dias letivos em média, o que perfaz um total de 400 alunos por mês", e com esse critério há um rodízio na distribuição dos passes estudantil, citou.

Walter elogiou a ideia do convênio em Ji-Paraná, disse que os estudantes beneficiados também estão satisfeitos, mas destacou que, apesar de 400 estudantes receberem os vales-transportes, o SET-JI já conta atualmente com mais de 1.900 estudantes cadastrados, e que entorno de 1.100 já renovaram seus cadastros e estão aptos a receberem o passe estudantil, que também querem ter o direito a receber o passe, porém, o valor do convênio permite que apenas cerca de 400 jovens sejam beneficiados todos os meses. "Este número de 1900 estudantes cadastrados ainda é muito pequeno, comparativamente, já que somente na rede estadual de ensino hoje são quase 20 mil alunos matriculados, sem falar os da rede municipal", lembrou.

Fonte:






Noticia vista 1506 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.