Correio Popular Notícia



INVESTIMENTOS
Ministro das cidades anuncia retomadas de obras federais em Rondônia

Data da notícia: 2015-05-15 10:31:40
Foto:

(Da Redação) Cumprindo agenda ontem (14) em Porto Velho, o ministro das cidades, Gilberto Cassab, foi recebido pelo governador Confúcio Moura, os senadores Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP), secretários de estado, deputados e prefeitos no Palácio Getúlio Vargas, em Porto Velho.

Esta foi a primeira visita oficial de Cassab à frente da pasta e serviu para que o ministro avaliasse junto com o governo, todos os projetos de obras federais em execução no estado e a partir daí, iniciarem a elaboração de um calendário para retomada de obras, revitalização de projetos e liberação de recursos.

Cassab anunciou que o Estado será contemplado com mais unidades habitacionais do Programa "Minha Casa, Minha Vida", e também com a liberação de recursos (não citou o montante), para a conclusão de obras de saneamento básico e esgotamento sanitário, mobilidade urbana e outras obras. "Vamos examinar projetos em andamento e obras já executadas. Viemos ratificar nossas parcerias e fazer novas parcerias. O estado de Rondônia passa por problemas e vamos identificá-los para atingir as metas no saneamento básico. Temos verba no orçamento e tudo ai depender do estado", disse o ministro.

O governador Confúcio Moura celebrou a visita de Cassab e disse que o estado tem recebido investimentos nunca antes liberados que podem permitir o avanço de 40% das obras de esgotamento sanitário. No interior, segundo o governador, há cidades onde essas redes (esgoto e água), estão com 100% de cobertura.

A primeira atividade de Kassab na capital foi uma reunião no Palácio do Governo. Na oportunidade, foram discutidas questões sobre saneamento, habitação e mobilidade urbana. No encontro, o ministro admitiu que Rondônia passa por problemas graves na área de saneamento, que precisam ser superados com rapidez. Para isso, Kassab garantiu que a União possui verbas tanto para orçamento e financiamento. A liberação dos recursos ainda será discutida.
Quanto à habitação, o ministro disse que a ideia é do governo federal é entregar todas as unidades das fases 1 e 2 do Minha Casa Minha Vida o mais rápido possível. Segundo ele, a meta é que mais de 27 milhões de pessoas (cerca de 10% da população brasileira) sejam atendidas até o final de 2018. ?Os prefeitos já estão mapeando as cidades e hoje vamos definir alguns prazos para que Rondônia possa contar um número expressivo de sorteados no Minha Casa, Minha Vida?, disse.

Já para a mobilidade urbana, Kassab ressaltou que o estado tem condições para preparar e idealizar novos projetos, especialmente nas grandes cidades. Conforme o ministro, a Secretaria de Acessibilidade e Programas Urbanos do Ministério vai tratar de obras adequadas para o perfil do estado de Rondônia como corredores, avenidas e planos de mobilidade. Ainda em Porto Velho, o ministro Gilberto Cassab manteve audiências com o prefeito Mauro Nazif (PSB) e com representantes da Assembleia Legislativa.

Apoio aos municípios
Ao se reunir em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (14) com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), destacou o crescimento de Rondônia e pediu investimentos federais, para alavancar ainda mais os municípios rondonienses.

?Rondônia tem crescido acima da média nacional, mesmo com as dificuldades que o país atravessa. É importante o ministro vir aqui e saber da nossa realidade, para que se sensibilize e destine recursos para investimentos que possam contribuir para um crescimento ainda maior?, destacou Maurão.

O presidente disse ainda que os municípios precisam de recursos para obras de saneamento, construção de casas populares e outras ações, ligadas diretamente ao Ministério das Cidades.
Kassab reconheceu o destaque positivo da economia rondoniense e ressaltou que a sua pasta tem convênios e investimentos em diversas cidades. ?É sempre possível avançar mais e estamos trabalhando para novos investimentos?, completou o ministro. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1373 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.