Comissão da Agricultura quer revitalizar lavoura cacaueira
(Da Redação/Assessoria) As discussões para um novo plano de revitalização da lavoura cacaueira em Rondônia tiveram início em reunião extraordinária da Comissão de Agricultura e Pecuária da Assembleia Legislativa. Sob a presidência do deputado Lazinho da Fetagro (PT) e com a participação dos deputados Ribamar Araújo (PT) e Adelino Follador (DEM), a comissão recebeu o superintendente da Ceplac, Cacildo Viana; o superintendente substituto, Nemézio Brandão; o chefe do Serviço de Extensão Rural, Alberto Quintans, e o assessor Olavo Nienow.
Cacildo Viana disse que o órgão tem se preocupado em promover uma política de aumento da produtividade, o que ocasiona, consequentemente, melhoria na qualidade de vida e de renda. Disse também que a produção de cacau está em outro estágio no Estado, pois, com as novas espécies, a produção se inicia com pouco mais de um ano, atingindo a produção plena com apenas quatro anos.
Nemézio Brandão mostrou os números de produção cacaueira, explicando que mesmo com uma produção mundial de quatro milhões de toneladas/ano, existe um déficit que poderá ser um grande fator de incentivo à exportação em Rondônia. Exemplificando a queda de produção no Estado, Brandão disse que a produção do Equador superou a brasileira, somente com absorção de novas tecnologias.
O superintendente disse, ainda, que o Estado deve investir no setor, com visão empreendedora. Segundo ele, o cacau deixa em arrecadação 60 centavos de real por quilo, o que é um número a ser considerado.
Apoiado por Ribamar Araújo e Adelino Follador, Lazinho marcou uma visita ao campo de treinamento da Ceplac em Ouro Preto do Oeste para a próxima quarta-feira (27), onde as novas tecnologias e novas espécies serão conhecidas pelos parlamentares.
Lazinho pediu, também, que a diretoria da Ceplac prepare um relatório completo sobre a situação do órgão e suas perspectivas, para que um plano de revitalização seja administrado pelo Legislativo junto ao Executivo.
...