Correio Popular Notícia



MERCADO
Produtos de Rondônia passam a ter mercado em outros Países

Data da notícia: 2015-05-28 09:53:27
Foto:

(Da Redação/Assessoria) ?Com visibilidade alcançada pela Rondônia Rural, nossos produtos passam a ser conhecidos e a competir com mercados de diversos Países?, destacou o prefeito Jesualdo Pires, ao falar sobre a realização da Rondônia Rural Show.

Para o prefeito, a feira é muito importante para todos os setores produtivos do estado e o evento a cada ano supera a expectativa dos organizadores e expositores. ?O volume de negócios é cada vez maior. A feira já é considerada a 9ª maior feira de negócio do Brasil, uma feira que tem apenas quatro anos de existência?, lembrou.

Conforme Jesualdo Pires, tudo isso mostra a pujança de Ji-Paraná, do Estado de Rondônia, da Região Norte, que recebe pessoas de várias nacionalidades, como exemplo do Peru, Espanha, Rússia, África, Panamá, Bolívia e Alemanha. Países que já estão com representantes na cidade, buscando abrir novos canais de negociação.

?Hoje o mercado global dos produtos agrícolas do leite, não é mais localizado na cidade e nem no estado, o mercado global hoje define preço através do mercado internacional. O produtor de leite de Ji-Paraná hoje não está competindo com o produtor de leite do Estado, mas do Uruguai, Nova Zelândia, Austrália e Argentina. O suco de laranja esta competindo com o suco produzido nos Estados Unidos e a carne de Rondônia competindo com Irlanda do Norte. Então o mercado globalizado faz com que os nossos produtores tenham, cada vez mais, a necessidade de melhorar sua produtividade, sua eficiência. As nossas propriedades rurais hoje, cada vez mais, contam com tecnologia, para aprimoramento da produção, dando mais eficiência a produtividade, exatamente por conta desta pressão que existe no mercado global?, lembrou o prefeito.

A importância de Rondônia - Jesualdo Pires enalteceu ainda a importância do Estado de Rondônia para região Norte. Conforme o prefeito, o estado tem sido o grande protagonista, exatamente nesta revolução tecnológica do campo. ?Rondônia hoje, para região Norte tem sido como Ribeirão Preto, através da Agrishow é para a região sudeste, como Cascavel é pra região Sul, como Goiânia é pra o centro-oeste. Rondônia e Ji-Paraná são protagonistas deste novo momento do produtor rural?, frisou.

O administrador revela que o produtor rural não é mais aquele que se conhecia há mais de 30 anos. Aquele produtor sem nenhuma condição. O produtor de hoje é um empresário rural. Ele tem energia em sua propriedade, tem tanque de resfriamento, tem máquina, tem implementos agrícolas, tem caminhonete, tem ordenhadeira mecânica. Um produtor hoje em Rondônia tem uma condição de eficiência de produtividade, que acompanha o desenvolvimento do agronegócio mundial. ?Dai a importância do Rondônia Rural Show, a importância do estado estar puxando para frente os produtores. Somos hoje a locomotiva da região norte, neste aspecto da produção agrícola, inclusive em vários indicadores, Rondônia é um dos maiores do País.

O Estado hoje represente 20% de tudo que é exportado do Brasil. Tudo isto mostra a grande pujança e o potencial do desenvolvimento muito grande que ainda tem o estado?, concluiu Jesualdo Pires.

Fonte:






Noticia vista 1439 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.