Pioneiro do rádio em Ji quer criar museu
(centralrondonia.com) Com praticamente 50 anos de trabalho na área de comunicação, sendo 29 anos deles em Ji-Paraná, Valdemar Camata quer agora contar a história do rádio no Brasil e em Rondônia. Para isso, ele já começou a colocar em prática um dos seus mais ambiciosos projetos, a criação do Museu do Rádio. O radialista afirma que já conseguiu mais de 30 peças antigas, e espera contar com o apoio dos companheiros do município e do Estado.
Natural do Espírito Santo (ES), Valdemar Camata chegou em Rondônia para fixar residência em Ji-Paraná há 29 anos, onde começou a trabalhar na Rádio Alvorada (AM), a primeira emissora da BR-364. Depois passou pela Clube Cidade FM, Rádio Ji-Paraná (AM), e atualmente, tem o seu programa "Trabuco" na Rádio Itapirema (AM).
De acordo com Camata, a idéia de criar o Museu do Rádio surgiu ao encontrar um técnico em rádio do Espírito Santo, que afirmou ter guardado em casa várias peças antigas. "Logo me interessei por elas, e ele prontamente me presenteou", disse o radialista. Camata pretende conseguir outras peças através de doações de empresários da comunicação que vem modernizando suas empresas. Valdemar explicou que pessoas que tiverem peças antigas de rádios e queiram doar podem ligar para o número (69) 8112 7587.
...