Correio Popular Notícia



ENERGIA
Prefeitura esclarece sobre avanços dos serviços para a eletrificação de 21 bairros

Data da notícia: 2015-06-03 09:41:11
Foto:

(Da Redação) O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, acompanhado de uma equipe de secretários e técnicos das secretarias municipais de Transporte e Trânsito (Semtran), Regularização Fundiária e Habitação (Semur), Procuradoria-Geral do Município (PGM), Gabinete do Prefeito e Controladoria Geral do Município (CGM), reuniu-se com os vereadores de Porto Velho, na sede do legislativo municipal para apresentar diversos esclarecimentos sobre o andamento dos trabalhos que permitirão à Eletrobras implantar eletrificação em vinte e um bairros da zona urbana do município.
Os vereadores destacaram informações advindas da Eletrobras, segundo as quais os recursos para a eletrificação dos bairros são oriundos do Banco Mundial, ligados ao Programa Energia +, que estipula prazos para a realização dos serviços, sendo passíveis de perda os recursos, caso os prazos não sejam cumpridos. Foi demonstrado que 9.897 residências aguardam por eletrificação e que o município de Porto Velho lograria sair da Linha Vermelha, caso os serviços fossem realizados com sucesso e dentro dos prazos estabelecidos. Os vereadores destacaram também que a Eletrobras aguarda da Prefeitura os levantamentos topográficos, a serem realizados pela Semur, e os alinhamentos, a serem efetivados pela Semtran, para que possam iniciar seus trabalhos.
Respondendo aos vereadores, a secretária da Semur, Márcia Luna, explicou que os levantamentos topográficos relativos em dezesseis bairros já estão finalizados. O secretário da Semtran, Carlos Gutemberg, informou que, semelhantemente, os serviços de alinhamento estão em curso. No entanto, foi também enfatizado pelos secretários que os serviços relativos a três bairros já foram repassados à Eletrobras, que já poderia realizar a eletrificação nas áreas. ?Inclusive, os prazos estabelecem tempo de início dos serviços, que já poderiam ter sido deflagrados pela Eletrobras?, disse a secretária.

Alinhamentos
O secretário adjunto da Semur, Fabrício Bensnan, explicou que os desenhos em AutoCAD, a serem repassados à Semtran para que ela realize os alinhamentos estão quase que concluídos. ?A Eletrobras já poderia ter iniciado sua parte, o que permitiria à Semur contar com mais tempo para finalizar seus trabalhos, que não são providos pelo mesmo programa da eletrificação e que demandam grandes esforços de nossas equipes?, destacou.
A parte da Semur é estabelecer, por meio de GPS, os desníveis, curvas, desvios e o plano altimétrico de cada via. A parte da Semtran é definir quantos metros terão cada via nos bairros e dizer qual o ponto exato em que deverão ser instalados os postes. ?Acreditamos que levem ainda mais sessenta dias esses trabalhos, mas não podemos concordar que estejamos atrasando a parte da Eletrobrás ou colocando em risco os recursos do Programa. Nossa parte está sendo feita e vamos manter em bom andamento os serviços?, informou Bensnan.
De acordo com o prefeito a reunião foi bastante proveitosa. ?Pudemos tirar as dúvidas dos vereadores quanto ao levantamento topográfico das vias dos bairros que serão atendidos pela equipe da Eletrobras. Esclarecemos também que já são contados dezesseis bairros com os levantamentos finalizados por parte da Semur. Assim, vemos que a Prefeitura está avançando com a sua parte?, destacou. Com informações de Renato Menghi ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1914 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.