FORMULÁRIO ELETRÔNICO
Agência de Saúde recebe notificações online de ocorrências danosas à saúde humana
(Da Redação) Com um formulário eletrônico simplificado, o governo de Rondônia iniciou na sexta-feira (31), por intermédio da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), o recebimento de notificações de ocorrências danosas à saúde da população em tempo real, o que permite resposta mais rápida na prevenção e mobilização das equipes de saúde.
O Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (Cievs-RO), ligado à Agevisa-RO, define e controla as notificações compulsórias de eventos de saúde pública e está ligado ao Ministério da Saúde e à Organização Mundial de Saúde (OMS), enviando e recebendo informações em nível nacional e mundial.
Antes, as notificações eram recebidas apenas via e-mail ou telefone, o que exigia o preenchimento de um formulário em papel, que precisava ser redigitado no computador. ?Agora temos também a opção de receber as ocorrências diretamente na página da Agevisa na Internet (www.agevisa.ro.gov.br), clicando no link ?notifique aqui?, o que dá muita agilidade nas ações que deveremos tomar?, disse a responsável pelo Cievs-RO, Josefa Lourdes.
O monitoramento, a partir deste sábado (1), passa a funcionar 24 horas, e as notificações podem ser feitas por qualquer cidadão, preferencialmente para os agentes de saúde. Entre as ocorrências que devem ser relatadas, estão os casos de doenças, como H1N1, raiva animal (em especial a humana), viroses em geral, infecto contagiosas, morte inexplicada de animais silvestres, acidentes com produtos tóxicos (defensivos agrícolas, ácidos, combustíveis), acidentes climáticos e demais ocorrências que causem danos à saúde da população.
?Assim como enviamos as notificações de procedência e veracidade comprovadas ao Cievs nacional, que por sua vez repassa à OMS, recebemos e acompanhamos os eventos em todos os Estados do Brasil e de todos os países do mundo?, explicou Josefa.
Esta via de mão dupla permite que ocorrências externas sejam monitoradas a fim de que, caso venham a convergir para Rondônia, possam ser antecipadas por medidas preventivas.
Caso exemplar foi a epidemia causada pelo vírus Ebola, disseminado no continente africano, com alguma propagação em outros continentes, que provocou medidas de triagem nos aeroportos internacionais. Com o controle e a ausência de novos casos, o Brasil, assim como a maioria dos países, pôde suspender a fiscalização nos terminais de acesso nacionais. Outro caso que mostra a eficácia do sistema foi o controle da pandemia (epidemia em nível mundial) do H1N1, que mobilizou todos os sistemas de saúde dos cinco continentes do planeta. Com informações de Marco Aurélio Anconi ? Assessoria.
...