Correio Popular Notícia



INTEGRAÇÃO REGIONAL
Deputados apontam pontos positivos do Consórcio Brasil Central

Data da notícia: 2015-09-24 09:26:58
Foto:

(Da Redação) Indicada na sessão da última terça-feira (22) relatora do Projeto de Lei Ordinária (PLO 171/2015) na Comissão de Constituição e Justiça e Redação da Assembleia Legislativa, proposta que ratifica o Protocolo de Intenções firmado entre os governadores de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Tocantins para criação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Brasil Central (CBC), a deputada Lúcia Tereza disse que a iniciativa pressupõe cooperação, e que isso deverá ser observado em todas as ações do grupo.
?Rondônia com o consórcio pode receber também. O consórcio pode nos enriquecer porque temos terra fértil, pecuária grande, meio ambiente, uma infraestrutura logística para turismo que pode ser explorada e não é?, acredita a deputada.
Na avaliação inicial sobre o projeto, ela lembra, entretanto, que o estado tem de ser vigilante para não continuar como base de apoio a economias vizinhas sem receber a devida atenção, como no caso da BR 364, que tem ?trânsito pesado, muito pesado, não tem pesagem e todo o asfalto é danificado?. ?Cooperação não pode faltar?, aponta.
Na avaliação inicial sobre o CBC, o deputado Lazinho da Fetagro disse acreditar que todas as ações que os governos conseguem se alinhar, e nesse ?caso é o alinhamento de seis estados?, elas surgem principalmente para o fortalecimento das políticas na região.
Lazinho destaca o fato de Rondônia ser o único estado pertencente a Amazônia. ?Isso é um aditivo. Tenho a convicção de que, por estamos num estado amazônico, com grande quantidade de agricultores familiares envolvidos, muito forte na produção de alimentos, a gente vai poder discutir de igual para igual com estados bem mais ricos que nosso estado, que dependem de nós inclusive para a escoar a produção deles. Temos aqui instrumentos que possam nos potencializar a entrar nesse bloco e fazer a discussão de desenvolvimento de forma muito forte?, acredita o deputado.
A deputada Lúcia Tereza entende que o CBC será bom para fortalecer Rondônia. ?Se ficarmos sozinhos a gente nem aparece. E somando, cada um se fortalece no eixo que está mais forte, e é fortalecido por outras experiências, transferência de conhecimento, do saber, do fazer. É importantíssimo, mas tem de ser bem discutido?, avalia.
O deputado Laerte Gomes considera a ?ideia interessante? porque traz Rondônia para ?o que sempre pensamos?, que é vir para o Centro-Oeste. ?A região tem um PIB positivo, tem um peso na economia do Brasil muito grande, são estados com DNA no agronegócio, no setor produtivo, agora logicamente temos de nos preocupar com a defesa dos interesses de cada um dos estados?, afirma.
?Queremos que traga benefícios Rondônia e à população, e principalmente vemos oportunidade de agregar valor ao que produzimos, e negociarmos a produção em conjunto com todos os estados. E ao mesmo tempo buscarmos ações que forem positivas de outros estados para Rondônia?, diz Laerte.
O CBC prevê nove eixos para o desenvolvimento, e um deles, a educação é mencionada pela deputada Lucia como a possibilidade de inovação ao adotarmos experiências positivas de Goiás, referência no setor e também na saúde. ?Podemos inovar, incrementar a maximizar na educação?.
O deputado Adelino Follador disse que a definição de uma legislação comum entre os estados no aspecto ambiental é uma necessidade a ser enfrentada pelo Consórcio Brasil Central. ?Temos conflitos com a nossa madeira lá em Mato Grosso. Há uma medição do produto que está sendo questionada, o tipo de madeira também, então se tivermos uma lei unificada a fiscalização será facilitada?, considera.
Promover a redução tarifária e incrementar o turismo são pontos que o deputado Follador também observa como positivos. ?Mas temos de construir uma proposta que seja boa para todo mundo?, diz. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1642 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.