Estudantes participam de projeto musical
> O projeto ?Violino Encantado? atinge mais de setenta alunos na escola José Francisco
Há um ano, alunos do Ensino Fundamental da Escola Professor José Francisco dos Santos participam do Projeto ?Violino Encantado?. O aprendizado atinge mais de setenta crianças que, hoje, tem a oportunidade de ter contato com o mundo da música por meio do violino. O projeto juntamente com outros cinco, realizados também em escolas públicas, faz parte do projeto ?Orquestra em Ação?, formado pelos alunos das escolas.
Wendeon França, de 23 anos, é professor de música há seis anos, e é quem coordena todo o projeto ?Violino encantado?. ?Trabalhar com a junção de estilos cria uma simpatia e amizade com o aluno?, nos conta Wendeon. As aulas são realizadas nos períodos da manhã e da tarde, com a duração de uma hora de aula. São quatro turmas no horário matutino e quatro no vespertino.
Um ponto forte para começar este trabalho era fazer com que as crianças conhecessem Beethoven, Mozart e outros grandiosos músicos. A preocupação da Associação é trabalhar com os alunos para que no futuro possam ter uma compreensão melhor da música, e que venham pensar diferente, e que sejam pessoas cultas musicalmente. ?A Associação está plantando a semente. Os alunos têm orgulho de participar deste projeto, os pais tem tido participação, dando total apoio a seus filhos, fazendo visitas as aulas e nas apresentações, divulgando assim o nome da escola, através da associação?, destacou Wendeon.
ALUNOS - Sobre o objetivo geral do Projeto ?Violino Encantado?, Andreza que integra há dois anos o projeto destaca que seu sonho é fazer parte de uma orquestra e é também o de seus progenitores. ?Meus pais também sonham com o meu futuro, e lá na frente iremos lembrar que um dia participamos de um projeto como esse, aprendemos sem pagar nada, e vale lembrar que precisamos valorizar a arte?, afirma.
Muitas pessoas não sabem de sua habilidade com a música, portanto, precisam ser despertadas para tal, é o caso da estudante Lucivani Gleyce da Silva Bosi, 12, que recebeu convite para participar das aulas de violino. ?Recebi o convite para conhecer como funciona, gostei e fiquei?, assim definiu a aluna, enfatizando que o esforço no decorrer das aulas e em casa é fundamental para obter o sucesso e sonha em um dia integrar a orquestra da cidade.
Além das aulas, que acontecem toda sexta-feira na escola, Lucivani afirma que realiza a tarefa de casa, chamando seus colegas mais próximos de sua casa para ensaiar e evitar falhas ?A gente ensaia em casa, nós mesmos nos incomodamos com nossos erros, mas quando acertamos a nota musical nos sentimos muito bem, pois percebemos que nossos esforços estão valendo a pena?, destaca.
Para Lucivani Bosi, é muito diferente a música clássica da ?popular? aos ouvidos da comunidade. ?É possível perceber a diferença, a maioria não valoriza o clássico?, enfatiza. Os pais de Lucivani são apoiadores de sua iniciativa musical, e segundo ela, eles estão providenciando a compra de um violino para a estudante.
MÉTODO - O professor trabalha com o método Suzuki que se baseia na convicção de que todas as crianças têm capacidade de aprender um instrumento musical, tal como aprendem a língua materna.
"O método Suzuki é completamente inovador, uma vez que a aprendizagem de violino é feita através da audição e da constante repetição de sons. Os pais das crianças são incentivados a assistir às aulas, aprendendo algumas formas de ajudar o estudo dos seus filhos em casa, mesmo sem terem noções musicais?. Este método foi implantado em todo o Japão. O violino é instrumento mais complicado de se aprender, demora em cerca de três anos para conseguir tocar algumas músicas.
APOIO ? O projeto ?Violino Encantado? é patrocinado pela empresa de Transportes Eucatur. A empresa é responsável pelo salário do professor, instrumentos, stands, materiais didáticos e transporte.
...