EDUCAÇÃO
Acir e Confúcio Moura inauguram escola Padrão MEC
(Da Redação) A segunda Escola Padrão MEC de Educação Integral de Rondônia será inaugurada nesta quinta-feira (22), a partir das 17 horas, em Ji-Paraná. A primeira foi entregue a população de Porto Velho, no início deste ano. A cerimônia terá a presença do Governador Confúcio Moura e do senador rondoniense Acir Gurgacz, responsável pela destinação dos recursos federais para a construção da escola, por meio de emenda parlamentar ao Orçamento da União.
A escola tem a proposta de funcionamento em horário integral. Ela conta com seis blocos ligados por meio de corredores cobertos com telhas de barro, 12 salas de aula climatizadas, laboratórios de ciências naturais e de informática, refeitório, cozinha, teatro de arena, quadra poliesportiva coberta e área de vivência. A nova escola tem a capacidade de comportar 600 alunos.
O senador Acir Gurgacz, defensor da educação em tempo integral, avalia que este é um dos momentos mais importantes para a educação de Rondônia. ?Nunca teremos educação de qualidade sem escolas em tempo integral?, opina. ?Nestes espaços, é possível trabalhar não apenas a uniformização do ensino, mas também lidar com a individualidade de cada aluno, preparando as nossas crianças e adolescentes para o futuro, bem como melhorar as condições de vida da família, visto que pai e mãe poderão trabalhar com toda a tranquilidade sabendo que os seus filhos estudarão sob o cuidado do Estado?, diz Acir.
Histórico
A viabilização das duas Escolas Padrão MEC em Rondônia, uma em Porto Velho e está em Ji-Paraná, só foi possível porque o senador Acir Gurgacz conseguiu resgatar um convênio do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o governo do Estado, assinado em 2008, que estava prestes a ser engavetado por conta de inconsistências no projeto e no orçamento.
Acir lembra que tomou conhecimento deste convênio no final de 2009 e começou a trabalhar nele em 2010. ?Coloquei a equipe do meu gabinete para ajudar nas questões técnicas e burocráticas e eu mesmo fui inúmeras vezes tratar com técnicos e diretores do FNDE e com os Ministros da Educação, em particular com os ex-ministros Fernando Haddad e Aluízio Mercadante?, conta Acir.
Em 2010, o projeto original foi transformado para escola Padrão MEC de Educação Integral, e os problemas técnicos e orçamentários foram resolvidos. Em 2012 o projeto foi licitado e foram iniciadas as obras das duas escolas, uma em Porto Velho e outra em Ji-Paraná.
Foram investidos na escola cerca de R$ 3,5 milhões, com recursos do governo federal e contrapartida do governo estadual. Com informações da Assessoria....