Centro médico da Assembleia promove atividades pelo Outubro Rosa
(Da Redação/Assessoria) Criado com o objetivo de atuar na prevenção e saúde do servidor da Assembleia Legislativa, o Centro Médico de Saúde do Servidor, realizou a campanha no Mês do Outubro Rosa e na manhã deontem (23) programou palestras de conscientização ao câncer bucal, de mama e colo de útero no Plenário da Assembleia Legislativa.
O secretário geral da Assembleia, Arildo Lopes, em nome do presidente Maurão de Carvalho (PP), frisou a importância do trabalho desenvolvido pelo departamento médico e se disse satisfeito pela campanha ter conseguido envolver todos os servidores e parabenizou os profissionais pelo trabalho.
A odontóloga do centro médico, Valderez de Melo Sampaio, falou sobre o câncer bucal, formas de conhecer e prevenir, pois segundo ela, muitas vezes, as manifestações podem ser confundidas com aftas e outras lesões, pois nossa saúde começa pela boca.
Para identificar, relatou como sinais feridas que não cicatrizam, manchas brancas e endurecidas e feridas vermelhas e indolores com bordos endurecidos e em casos mais avançados o aparecimento de sangramentos na saliva, dificuldade para engolir, diferenças no formato do rosto entre outros.
Os grupos de risco onde o índice é maior são os fumantes, consumidores de álcool, pacientes imunodeprimidos, exposição ao sol com frequência, má higiene bucal, próteses mal fixadas.
Mas a doença tem cura, desde que detectado precocemente, como qualquer outro tipo de câncer, buscando sempre contato com dentista e realizando autoexames.
A enfermeira Márcia Coelho de Mello Ramos palestrou sobre a necessidade de prevenir o câncer de mama, mostrando o surgimento e formas de tratamento da doença através de uma reportagem, este que é o câncer mais temido entre as mulheres.
Para prevenir, disse, é preciso que a mulher se conheça, realizando mensalmente o exame de ?toque?, pois desta forma pode se detectar precocemente a doença, aumentando muito as chances de cura total. Além disso, é importante a realização da mamografia. Sugeriu hábitos saudáveis de vida como alimentação e prática de exercícios físicos regulares, além da visita regular ao médico de confiança para exames de rotina.
Como ex-paciente e portadora do câncer de mama, relatou sua experiência com a doença e recomendou que as mulheres não devem negar a doença, nem esconder. ?Falem, busquem ajuda, conversem sobre ela e busquem sempre ajuda?.
Os enfermeiros do centro médico Antônio Marcos de Souza Nóbrega e Suziane Ferreira da Silva falaram sobre o câncer do colo de útero, que segundo ela, este tipo de câncer é mais agressivo e mata mais do que o de mama. Mostraram os sintomas e formas de detectar o aparecimento da doença.
Entre os principais fatores de risco estão a infecção pelo HPV (Papiloma Vírus Humano), falta de higiene, múltiplos parceiros, uso prolongado de contraceptivos orais, atividade sexual precoce, tabagismo e alcoolismo.
Na fase de tratamento pode ser feito através de cirurgia, radioterapia externa, radioterapia interna ou braquiterapia e quimioterapia. Devido sua agressividade, Antônio Marcos recomendou que a prevenção com consultas periódicas ao ginecologista é importante.
Antes de encerrar o evento, a fisioterapeuta Francisca Márcia Oliveira do Nascimento, realizou atividade de ginástica laboral com os servidores e ao final foram sorteados brindes às mulheres presentes....