Correio Popular Notícia



INFRAESTRUTURA
Governo entrega espaço para Trabalhadores Portuários

Data da notícia: 2015-10-28 10:54:35
Foto:

(Da Redação) O Porto Organizado de Porto Velho passou a contar com o Centro de Seleção de Trabalhadores Portuários Avulsos ? TPAs, construído pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph). As instalações foram entregues na tarde da última segunda-feira (26).
O Centro de Seleção será um local onde o trabalhador portuário responderá a chamada diária de trabalho, com estrutura adequada de acomodação composta de vestiários, bebedouros e refeitório. O espaço foi construído na retaguarda do prédio onde funciona o Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO). Órgão, sem fins lucrativos criado pelos operadores portuários, é responsável por gerir a mão de obra no trabalho portuário.
Segundo o diretor presidente da Soph, Leudo Buriti, a instalação atende a uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na qual define que o TPA só pode ter acesso a área portuária quando devidamente requisitado pelo Operador Portuário e escalado no OGMO.
?Antes, os trabalhadores esperavam dentro do poligonal portuário a definição da escala de trabalho, agora com a entrega do centro, o profissional ficará nesse local, e caso não esteja na escala de trabalho, retornará a sua casa podendo ficar no convívio familiar ou praticar outra atividade, permanecendo assim, fora da área portuária, avaliou Buriti.
Segundo ele, o TPA só terá acesso ao porto com sua escala definida, uniformizado e portando os equipamentos individuais de proteção obrigatórios. Aqueles que, eventualmente, necessitarem de atendimento no posto de saúde no interior do porto, deverão portar requisição expressa fornecida pelo OGMO??.
O presidente do Sindicato dos Estivadores do Estado de Rondônia, Mendes Santiago, agradeceu pela estrutura construída e concedida aos trabalhadores, assim como o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários de Porto Velho, Francisco Paulino lembrou que ele próprio havia feito esse pedido ao governador.
?A principal peça de funcionamento do Porto é o trabalhador e a entrega deste espaço demonstra como nossas autoridades estão voltadas para proporcionar melhoria nas condições de trabalho. É uma conquista que deve ser comemorada?, ressaltou Paulino.

Importância do Porto
Representando o governo do Estado, Rubens Nascimento, da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder), frisou a importância do porto para o escoamento da riqueza produzida no Estado. ?O Porto Público é o principal elo da cadeia de nosso desenvolvimento, uma vez que é através dele que deve ser exportada toda a produção da agricultura de Rondônia e dos estados vizinhos?.
Nascimento ainda afirmou que portos irregulares no barranco do rio Madeira não são agentes exportadores, e que eles promovem a evasão da receita. E também cobrou do diretor da regional da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Paulo Sérgio Cunha: ?O controle da fiscalização intensa não apenas no Porto Público, mas naqueles que não detém sequer autorização de operação?.
Na mesma oportunidade, um caminhão caçamba basculante orçado em mais de R$ 230 mil foi entregue à Soph. A aquisição é fruto de um convênio firmado com a Secretaria dos Portos da Presidência da República estimado em R$ 22 milhões que serão repassados em quatro etapas ao Porto Público de Rondônia.
Com informações de Rafaela Schuindt ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1674 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.