DER e ANAC fazem vistoria em aeroportos do Estado
(Da Redação) O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), engenheiro Jacques Albagli, viajou na tarde de quarta-feira (21) para a cidade de Manaus/AM, onde tratará de assuntos referentes aos aeroportos dos municípios de Ji-Paraná e Cacoal, além de assustos relacionados a liberação de recursos para a construção de 80 galerias (bueiros celulares de concreto).
Na manhã de ontem (22), o diretor do DER teve uma reunião com a direção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para tratar de assuntos que dizem respeito aos dois aeroportos no interior do Estado.
AEROPORTOS - Sobre o aeroporto de Cacoal, o assunto é a homologação para receber aeronaves. Conforme o diretor, o Governo do Estado já solicitou junto à Anac e ao Sétimo Comando da Aeronáutica (Comar-7), visita de inspeção para a homologação do aeródromo (pista de pouso, pista de táxi e pátio de aeronave), o que permitirá o pouso e decolagem de aeronaves comerciais.
?Nas próximas semanas deve ocorrer a vistoria no local. Depois aguardaremos mais 30 dias para a tramitação de documentos para, enfim, a homologação e liberação do aeródromo para aeronaves de pequeno porte, em razão de o Estado estar licitando as obras da seção de combate a incêndio?, declarou Albagli, acrescentando que após essa etapa (seção de combate a incêndio) o aeroporto estará apto a receber vôos comercias (grande porte), em meados de junho.
Sobre o aeroporto de Ji-Paraná, Albagli irá discutir o empenho de recursos por parte da União, além de buscar parcerias para a execução a obra de reforma geral e ampliação do local. O projeto está aprovado e a execução da obra está em fase de licitação. ?O governador Ivo Cassol determinou que fosse data atenção especial a estes setores e o Governo do Estado está buscando a solução?, afirmou.
...