TREMOR
Abalos sÃsmicos atingem região onde ocorreu rompimento de barragens
A região de Ouro Preto (MG) registrou hoje (10) um abalo sÃsmico de 2,1 graus na escala Richter. O tremor pode ser percebido também na cidade vizinha de Mariana, onde duas barragens se romperam na quinta-feira (5).
O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que o abalo não alterou a rotina de trabalho das equipes de busca e salvamento de vÃtimas no distrito de Bento Rodrigues, que foi atingido pela lama das barragens.
De acordo com a corporação, o pequeno tremor também não causou qualquer alteração na estrutura das barragens de Germano e Santarém. Segundos os bombeiros, a empresa Samarco Mineração, por precaução, instalou hoje três sismógrafos em pontos estratégicos das barragens.
O Observatório Sismológico da Universidade de BrasÃlia (UnB) também registrou, na madrugada de hoje, dois tremores na região de Bento Rodrigues. Conforme o observatório da UnB, o primeiro tremor, de magnitude 1,5, foi registrado à s 4h17. O segundo, de 1,8 graus, foi percebido pela univerisdade à s 5h46.
Os bombeiros informaram ainda que uma equipe da PolÃcia Ambiental de Minas Gerais fará um sobrevoo esta tarde para avaliar os danos ambientais causados pelo rompimento da barragem. A avaliação será incluÃda no boletim de ocorrência feito no dia do acidente.
Neste momento, a Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais realiza, em Mariana, uma reunião com familiares de pessoas desaparecidas na tragédia....