Correio Popular Notícia



RECONHECIMENTO
Governo homenageia desbravadores de RO

Data da notícia: 2015-11-20 10:46:42
Foto:

(Da Redação) A entrega da Medalha do Mérito Marechal Rondon a 29 personalidades que ajudaram a construir o estado de Rondônia, na noite da última terça-feira (17), no Palácio Guaporé em Porto Velho, foi marcada por momentos de emoção. Entre os homenageados, cada um com uma trajetória relevante para o desenvolvimento regional, estava, por exemplo, a professora Vaneide da Silva Santos, educadora aposentada, que abriu mão do benefício da Licença Prêmio para não prejudicar seus alunos.
A insígnia na Ordem do Mérito Marechal Rondon é a homenagem mais importante concedida pelo estado de Rondônia. É através dela, que o governo estadual reconhece que os serviços prestados pelos agraciados contribuíram para o desenvolvimento.
Estavam entre os homenageados, Almir Surui, líder da etnia Paiter Surui, reconhecido internacionalmente pela defesa de seu povo e das causas ambientais; a bibliotecária Glória Valladares, que por décadas dirigiu a Biblioteca Municipal Francisco Meireles, em Porto Velho; a premiada professora Andreia Silva Brito, o ex-jogador de futebol Gervásio Alves Feitosa, que também participou da Caravana Ford, iniciativa realizada na década de 60 para provar a viabilidade da BR-29, mais tarde denominada BR-364. Além deles, empresários, pesquisadores, militares, magistrados e servidores públicos.
?Aqui estão pessoas que representam Rondônia?, resumiu o governador Confúcio Moura, que presidiu a cerimônia juntamente com Emerson Castro, secretário-chefe da Casa Civil.
Segundo Confúcio, cada um na sua área, os agraciados prestaram, ao longo de suas vidas, relevantes serviços ao estado. Ele citou o empresário Miguel Arcanjo, de 89 anos, que foi pioneiro no ramo de materiais de construção. Arcanjo veio para Rondônia na década de 40 e estabeleceu-se no tempo em que a cidade de Porto Velho começava a desenvolver-se.
O governador destacou alguns dos 29 homenageados. Sobre Almir Suruí, referiu-se como o que mais representa Rondônia no exterior, onde ministra palestras e defende a preservação ambiental. Do líder empresarial José Roberto Tadros, disse que, apesar de residir em Manaus, é um especialista em Rondônia, onde investe e ajuda em diversos setores. A respeito do general de Brigada Ubiratan Poti, ex-comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, explicou que realizou pela preservação da fronteira e ações sociais.

Medalhas
No início da cerimônia, o próprio Confúcio, como grão-mestre da Ordem do Mérito Marechal Rondon, entregou diploma e colar da ordem, no grau de oficial, ao secretário-chefe da Casa Civil, Emerson Castro.
O secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Maurício Gualberto, recebeu a medalha no grau de oficial, juntamente com a secretária de estado da Educação, Fátima Gavioli, a superintendente de Cultura, Esporte e Lazer Rodnei Paes e a historiadora Yêdda Borzakov.
O professor Aleksander Palitot discursou sobre o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, acentuando seu caráter humanitário e de pioneirismo na instituição da política indigenista, além do fato de tornar conhecido uma região do país, na qual inclui-se o estado de Rondônia.
Com informações de Nonato Cruz ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1169 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.