Estados conhecem modelo de defesa sanitária de Rondônia
O modelo de defesa sanitária animal e vegetal de Rondônia atingiu tamanho grau de evolução, que passou a ser referência para outros estados brasileiros. Recentemente, Rondônia recebeu a visita de técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Acre (Idaf). Os acreanos vieram em visita de cortesia por recomendação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conhecendo o trabalho desenvolvido pelo Estado de Rondônia sobre o tema ?defesa sanitária?. Há a intenção de uniformizar os procedimentos na defesa animal e vegetal.
Hoje, terça-feira (15), Rondônia recebe a visita de representantes dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e do Ministério da Agricultura. O Acre participa novamente, integrando a lista de visitantes. O representante da saúde animal do Ministério da Agricultura também fará parte da comitiva. A partir de hoje, os técnicos cumprirão extensa programação desenvolvida pela Agência Idaron. Às 09h haverá a apresentação da agência aos visitantes, no Rondon Palace Hotel. O almoço está marcado para o período de 12h as 14h, quando então partem com destino a Guajará-Mirim.
Amanhã, quarta-feira (16), visita à ULSAV de Guajará-Mirim, ao barco Quero-Quero-I, avião anfíbio, seguindo com a apresentação do funcionamento do Autotrac, Sistema Omini Sat de Comunicação, como uma ferramenta de incremento à fiscalização e vigilância de fronteira. Na quinta-feira (17), estão agendados pequenos sobrevôos sobre a fronteira Brasil-Bolívia e após, retorno a Porto Velho.
?Rondônia é hoje modelo de defesa sanitária e, por recomendação do Ministério da Agricultura, os técnicos destas unidades da federação estão nos visitando para conhecer nosso modelo e implantar em seus respectivos estados?, observa Augustinho Pastore, presidente da Agência Idaron.
...