Correio Popular Notícia



CONTRATAÇÃO
Estagiários ganham espaço na administração pública de Rondônia

Data da notícia: 2015-11-30 11:03:12
Foto:

(Da Redação) A contratação de estagiários nos diversos órgãos da administração pública de Rondônia é crescente, ocorrendo de forma organizada mediante processo seletivo semelhante a um concurso, e com regras e remuneração previstas em lei. O exemplo mais recente de nomeação de estagiários ocorreu na Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), onde estudantes de direito, ciências contábeis e administração foram oficialmente lotados em 1º de novembro.
Os acadêmicos ganharam mais espaço na administração pública direta e indireta de Rondônia, com a aprovação, em junho deste ano, de uma lei na Assembleia Legislativa que institui o Programa de Estágio Remunerado no âmbito do Instituto de Previdência de Rondônia (Iperon).
Também neste mês, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos do Estado de Rondônia (DER) acabou de concluir processo seletivo para contratação de 30 estagiários.
?Estávamos precisando desta mão de obra, que na verdade é uma oportunidade de aprendizado para estudantes universitários, mas é uma via de mão dupla. A gente dá a oportunidade de aprenderem, obterem mais conhecimento, e eles também nos ajudam. Eles chegam com uma carga grande de conhecimento para somar e colaborar com as ações?, disse Klycia Lis Melo de Lima, do Comitê de Estagiários da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).
Da Gerência de Procedimentos e Métodos, Klycia, Roseli Buzaglo e Cássia Mendonça integram o Comitê que atuou neste ano no processo de seleção que ofereceu oportunidade de estágio a 94 universitários para atender aos setores da Sepog e da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep).
Já estão trabalhando, desde setembro, 48 estagiários em Porto Velho e nas regionais da área de Planejamento; e a ideia do governo é convocar estagiários das vagas remanescentes no ano que vem. ?Eles tiveram o prazo de um mês para se apresentar. Os que já estão trabalhando assinaram termo de cooperação, feito em três vias, uma delas indo para a instituição de ensino?, explicou Klycia, que ainda não pode anunciar a data de nova convocação.
Esta é a primeira experiência da Sepog, com oportunidade para estagiários de administração nas dez regionais. Estudantes das áreas de direito, economia, engenharia civil, jornalismo, letras, gestão de recursos humanos, ciências contábeis, matemática e sistemas de informação estão espalhados em vários setores.
Na Segep, estão atuando 17 estagiários das áreas de jornalismo, administração, direito, matemática, recursos humanos e sistemas de informação, conforme o gerente do Cadastro de Pessoal e Averbação da Superintendência, Luís Flávio Carvalho Ribeiro Júnior, responsável pela seleção dos estagiários.
Luís Flávio acredita que em janeiro a Sepog deve fazer nova convocação para as vagas remanescentes. ?Deveríamos estar com 28 estagiários em atividade?, disse, explicando que não há uma unidade que centraliza a contratação de estagiários no governo, ficando na competência de cada secretaria as providências para sua contratação.
?A contratação de estagiários é como se fosse uma mão de obra mais moderna, que infelizmente é a curto prazo, porque só pode prorrogar o contrato por mais um ano. Eles têm mente nova e inovadora, são pessoas que estão concluindo seus cursos e entrando agora no mercado de trabalho, onde a concorrência será muito grande, e são pessoas que trocam experiências com pessoas que estão há muitos anos no estado?, observou.

Ajuda
A ajuda valiosa dos estagiários é compartilhada também pelo corregedor da Procuradoria Geral do Estado (PGE), procurador Luiz Claudio Vasconcelos Xavier de Carvalho, responsável pela seleção dos 100 estagiários. O quadro está completamente preenchido, e tão logo um sai outro ocupa de imediato o lugar.
?Sem a menor sombra de dúvida eles ajudam muito. Sem eles não teríamos como dar conta da demanda dos serviços da Procuradoria?, relatou o procurador.
Concluindo o curso de direito, Marlene Sofia da Silva Nascimento, de 22 anos, faz estágio desde julho na Procuradoria do Servidor. ?A experiência está sendo boa. A competência que a PGE tem, com muita influência em todo o estado em relação aos direitos dos servidores, é importante. Tem de prestar atenção, aprender muito sobre as leis que regem os servidores públicos estaduais e tem que desenvolver o seu raciocínio de acordo com essas leis?, avalia.
Marlene emite pareceres em processos e presta informações sobre direitos dos servidores, como a concessão de diárias, licença para frequentar cursos, gratificação de pós-graduação e outras.

Processo Seletivos
O corregedor Luiz Claudio disse que processos seletivos para contratação de estagiários na PGE se intensificaram de quatro a cinco anos para cá. ?Antes existia de maneira acanhada. Embora eles não sejam considerados mão de obra, não tenham vínculo empregatício. O objetivo é fazer a interação do estagiário com o mercado de trabalho, e eles são essenciais para ajudar no fluxo dos serviços da PGE?, apontou completando que tem a possibilidade de ter contato com as diversas áreas do direito, como a fiscal, trabalhista e administrativo.
Com o papel de colaborar com o procurador dos servidores, na análise de processos administrativos disciplinares, a universitária do 8º período de direito, Joice Fernando Oliveira Lara, afirma que a experiência tem sido gratificante. ?É um conhecimento mútuo. Passamos conhecimento também, e aqui na prática aprendemos sobre administração pública?, afirmou, informando que no próximo ano fará dois anos de estágio, com a experiência de ter colaborado também na Procuradoria de Execuções Judiciais.
?Estagiário não é figura que vem para carregar papel ou servir café. Muito pelo contrário. Traz conhecimento e tem contribuído de verdade?, disse Klycia, da Sepog, revelando que a pasta vai analisar a possibilidade de chamar estudantes de outras áreas no futuro. Com informações de Mara Paraguassu ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1461 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.