Bianco inaugura Centro de Saúde no 2° distrito
> O pronto-socorro contará com um centro de pediatria, fisioterapia e fonoaudiologia
(Da Redação) O Centro de Saúde L-1 Maringá, localizado no Segundo Distrito de Ji-Paraná, na rua T-5, entre as avenidas Maringá e Brasil, foi reestruturado e estará à disposição de toda comunidade a partir da próxima segunda-feira (2). A comunicação foi feita ontem (30) pela manhã durante a visita do prefeito José Bianco e do vice-prefeito José Otônio ao complexo hospitalar. A visita do chefe do Executivo foi para apresentar a nova estrutura às autoridades municipais e à imprensa local. Programadas para serem entregues somente no próximo mês de março, a conclusão da obra foi antecipada por causa da duplicação da ponte sobre o Rio Machado.
O Pronto-Socorro no bairro Nova Brasília foi proposto pelo vereador Marcos Rogério, em setembro de 2006, quando exerceu a função de vereador por 30 dias.
Segundo o vereador, o objetivo do projeto é oferecer melhor atendimento para os moradores do segundo distrito. "Hoje, com a ponte em meia pista, se tornou ainda mais importante esse atendimento" comentou.
O Centro de Saúde L-1 Maringá conta com um Centro de Reabilitação com fonoaudiologia e fisioterapia, com capacidade para atender até 60 pacientes por dia, um de pediatria com seis leitos exclusivos; duas enfermarias com seis leitos e dois berços; laboratório para análises clínicas; pronto-atendimento com 12 leitos com funcionamento 24 horas de segunda a segunda; pronto-socorro equipado para atendimentos de pequena e média complexidade; farmácia; sala com Raios-X; e um Centro Odontológico com sete consultórios. Os pacientes atendidos no L-1 Maringá poderão ficar internados até 24 horas, depois, caso seja necessário, serão transferidos para o HM.
"Com o Centro de Saúde L-1 Maringá em pleno funcionamento, a expectativa é desafogar o atendimento no Hospital Municipal. O L-1 Maringá vai servir também para os atendimentos emergenciais no Segundo Distrito, que está sofrendo muito com o trânsito na ponte sobre o Rio Machado", explicou Bianco.
Inicialmente, segundo o secretário de Administração e que responde também é o titular da Secretaria de Saúde (Semusa), José Batista, o L-1 Maringá possui dois consultórios médicos, com profissionais que atuam nas áreas de clínica geral e pediatria. O Centro de Saúde está preparado para atender, inclusive, pequenas cirurgias (suturas) e pacientes com parada cardiorrespiratórias, o que foi destacado pelo deputado estadual Euclides Maciel (PSDB). "Os funcionários dos frigoríficos sempre estão sofrendo acidentes e perde-se muito tempo para atravessar a ponte e chegar ao HM. Com a reestruturação do L-1 Maringá eles poderão ser atendidos com maior rapidez", disse Maciel.
PRÓXIMAS OBRAS ? O prefeito Bianco falou sobre alguns projetos que a administração realizará até o final do mandato. Entre eles, estão à construção de praças em bairros, serviços de pavimentação e drenagem, elaboração e execução de projeto de um aterro sanitário, reforma e ampliação do aeroporto José Coleto, cobrir quadras esportivas do complexo de lazer Beira Rio e construção de uma arena no Parque de Exposições Hermínio Victorelli. ?Todas as obras que prometemos durante a campanha serão realizadas. Nossa administração já conta com dinheiro em caixa para realizarmos várias delas?, finalizou.
...