Correio Popular Notícia



TEMPORAL
Chuva causa estragos e alagamentos em vários pontos de Ji-Paraná

Data da notícia: 2016-01-15 19:49:19
Foto:

Por Josias Brito

A forte chuva que caiu ontem (15) causou estragos e alagamentos em vários pontos de Ji-Paraná. Inundações também foram registradas nas estradas do município e em cidades próximas. De acordo com a Comissão Municipal de Defesa Civil (CMDC), nos 15 primeiros dias de janeiro foram registradas poucas chuvas na região, mas, em Ji-Paraná, houve uma elevação do volume total, que em média, aumentou 38,8%.

Fotos enviadas à redação do CP, mostram ruas do bairro Dois de Abril tomadas pelas águas. O flagrante foi registrado da avenida Transcontinental e a via marginal da BR 364. Segundo relatos de moradores, as galerias que drenam a água não suportaram o volume e, como consequência, tudo foi parar bem próximo às casas. Os moradores pediram socorro para que providências fossem tomadas.

Na via de acesso ao bairro Casa Preta, mais alagamento. A água era vista da rodovia federal. Um trecho da rua JK, que liga os bairros Bela Vista e Casa Preta, foi totalmente tomado pela água da chuva, com transbordamento do igarapé Dois de Abril. Tudo aconteceu porque a galeria não comportou o fluxo da enxurrada.

A reportagem do CP esteve no local e acompanhou o drama dos moradores. A equipe do Corpo de Bombeiros (CB) auxiliou os moradores atingidos pela enchente. Segundo informações do Cabo Acácio, várias casas foram atingidas pela cheia do igarapé. ?Houve registro de famílias que tiveram suas casas invadidas pela correnteza, em vários pontos da cidade?, lembrou.

No bairro Novo Ji-Paraná, a chuva também trouxe transtornos. Segundo Acácio, no bairro, o rio Urupá transbordou e invadiu ao menos algumas dezenas de casas. O que trouxe desespero aos moradores. ?Nossa equipe atendeu várias ocorrências de pessoas que foram vítimas de alagamento?, ressaltou

Igarapé 2 de Abril
No período de um ano, essa é a quarta vez que o Igarapé 2 de Abril transborda e invade casas e comércios. No fim do ano passado, uma forte chuva provocou um grande alagamento que fez o trânsito parar por quase meia hora. Vários moradores tiveram suas casas inundadas e foram obrigados a abandoná-las. Devido ao grande volume de água, a galeria que fica embaixo da BR 364, próximo a empresa Vipcar, que foi reconstruída para dar mais vazão a água da chuva, novamente, não suportou o volume de água e acabou inundando áreas próximas.

Outro ponto crítico, na BR 364, foi em frente a concessionária de veículos L. F. Imports. Como acontece todo ano, as águas do Dois de Abril também transbordaram e passaram por cima das pistas. Por causa das constantes chuvas e o elevado nível das águas do rio Madeira e do rio Machado, o CB e a CMDC já estão em alerta, acompanhando níveis dos rios.
Ontem (15), o rio Machado elevou seu nível em meio metro ao que foi registrado na semana passada pela equipe do Corpo de Bombeiros. A elevação das águas se deve às constantes chuvas que tem caído, nos últimos dias, em regiões de seus afluentes.

Alerta
A Comissão Defesa Civil faz o monitoramento dos rios Machado e Urupá, seu principal afluente durante seu percurso na cidade. De acordo com o CB, os dois rios continuam muito cheios, mas estáveis.

?Se as chuvas reduzirem e o nível dos rios não subir mais, em dois ou três dias teremos uma vazante maior aqui em Ji-Paraná?, informou o CB. No entanto, a CMDC informou que a população não deve relaxar, haja vista que, no histórico do rio Machado, foram registradas enchentes fortes no mês de março em Ji-Paraná.

A cota de alerta do rio Machado é de 10 metros. A partir de 10,2 metros, o rio já começa a desabrigar famílias. As primeiras a serem atingidas são as que residem nos bairros Casa Preta, Dom Bosco, Centro, Duque de Caxias, Primavera e São Francisco. Esses bairros estão localizados nas margens do rio e são atingidos mais rápido que em outras regiões da cidade.

Quando isso acontece, a CMDC faz a retirada das famílias e as transferem (aquelas que não vão para casas de amigos e parentes) para o ginásio Gerivaldo José de Souza, o ?Gerivaldão? ou o Adão Lamota.

Previsão
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), mais chuvas devem cair nos próximos dias.

?Hoje as chuvas ficam mais isoladas e concentradas entre o norte e oeste, áreas com ocorrência de trovoadas. Nas demais áreas, o sol aparece entre muitas nuvens e pode chover de forma isolada. As temperaturas máximas sobem?, informou o comunicado do INMET.

Desde quinta-feira (14) até hoje (16), um canal de ar quente e úmido da Amazônia e a convergência de ar mais ameno e também úmido do Oceano Atlântico determinam a ocorrência de pancadas de chuva e trovoadas em todo estado, mas volumes de chuva mais significativos serão vistos na região central de Rondônia.

Fonte:






Noticia vista 1551 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.