GIRO ESPORTIVO
Tri MSN
O técnico do Chile, Jorge Sampaoli, brincou ao descrever o fato de o Barcelona ter reunido três dos melhores jogadores do mundo em seu ataque. Em entrevista ao jornal espanhol ?El País?, o argentino disse que a Fifa não deveria autorizar a entrada de Messi, Suárez e Neymar em campo juntos. E ainda os comparou ao trio do Real Madrid, formado por Cristiano Ronaldo, Bale e Benzema. ?A Fifa deve intervir. A amizade entre Leo (Messi), Neymar e Suárez é do pior que aconteceu ao futebol. Leo, sozinho, ganha jogo; se ainda coloca Neymar e Suárez, isso não vale. Devem proibir. A diferença com o Real Madrid é que Bale, Cristiano e Benzema não apenas não se potencializam entre eles, como também se neutralizam. Joga Cristiano e termina em Cristiano, joga Bale e termina em Bale. Benzema fica com o que sobra, por ser goleador, mas não cria.
Janela de transferência
A debandada de jogadores brasileiros para a China ligou o alerta nos torcedores: até quando o mercado chinês estará aberto para levar nossos craques? Quem mais ainda pode chegar aqui e contratar? Para tirar a dúvida dos fãs temerosos, o globoesporte.com listou as datas de fechamento das janelas de transferências dos países que costumam contratar mais brasileiros neste período. Enquanto a maioria dos principais mercados europeus fechará no próximo dia 1º, a China seguirá contratando até 26 de fevereiro. Ou seja, até lá muita gente ainda poderá deixar os clubes brasileiros para buscar os dólares do país asiático, que já tirou Renato Augusto, Ralf, Jadson e Luis Fabiano daqui.
Fonte de grana
Dos mercados considerados exóticos, o primeiro a fechar a janela é o Catar, no dia 31 de janeiro. Ainda no mundo árabe, Os Emirados têm até o 15 de fevereiro (segundo o site da Fifa, a Arábia Saudita encerrou nesta segunda). Na Europa, os principais países encerram a janela em 1º de fevereiro: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Holanda, Turquia e Itália. Mas os portugueses têm até o dia 2 e os russos até 26. Ucrânia e Suécia chegam a março: dias 1 e 31.
Até 1º de abril
Por fim, os últimos mercados que poderão levar brasileiros já com os campeonatos daqui acontecendo são o Japão, que segue contratando até 1º de abril, e os Estados Unidos, que terá uma janela entre 18 de fevereiro e 18 de maio. Nesta segunda (18), o atacante Keirrison foi para o Buriram United, da Tailândia. Será que o país repetirá o caso chinês? No ano passado, a janela tailandesa fechou em 28 de janeiro, mas o site da Fifa não informa a data de 2016.
Plágio Rubro-negro
Rivais históricos devido ao Campeonato Brasileiro de 1987, Sport e Flamengo podem se envolver em mais uma polêmica por causa da terceira camisa lançada pelo clube da Gávea. O problema é que o uniforme é muito parecido com o do Leão. Nas redes sociais, torcedores do clube pernambucano acusaram os cariocas de plágio. As duas camisas são do mesmo fornecedor de material esportivo e diferem basicamente pelo escudo do lado esquerdo do peito e a tonalidade das linhas vermelhas sobre os ombros e na ponta das mangas.
Vem ai 4º Uniforme
O uniforme do Flamengo foi apresentado no último final de semana. Predominantemente preto, é uma homenagem ao urubu, símbolo do clube. O calção será vermelho e presta homenagem ao Pão de Açúcar, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. A estreia será no amistoso contra o Ceará, nesta quinta, no Castelão. O marketing do clube carioca planeja o lançamento de um quarto uniforme, alusivo às Olimpíadas.
Campeão 1987
Em 1987, a CBF passou a organização do Brasileiro para os clubes, que criaram a Copa União. A competição foi dividida em quatro módulos, nas cores da bandeira. O Flamengo levantou a taça do Módulo Verde. A CBF determinou que o título brasileiro, porém, seria definido em um quadrangular, entre os dois primeiros colocados do Módulo Verde e do Amarelo. Fla e Inter se recusaram a entrar em campo. Sport e Guarani jogaram, e o Leão da Ilha foi o campeão. Depois de mais de 23 anos, a CBF reconheceu o Flamengo como um segundo campeão brasileiro de 1987. No entanto, o Sport recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que deu ganho de causa ao Leão, em abril de 2014. O caso atualmente está no STF, a última instância do Judiciário no Brasil....