Correio Popular Notícia



ALERTA
Elevação do nível do Madeira traz à tona possibilidade de represas romperem

Data da notícia: 2016-01-22 10:53:07
Foto:

(Da Redação) A elevação diária do nível do rio Madeira tem causado preocupação em Porto Velho, principalmente devido à declaração do doutor em biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Philip Fearnside, de que as barragens das usinas de Santo Antônio e Jirau não têm capacidade para suportar grandes enchentes no futuro.
De acordo com informações da Defesa Civil, o nível do Madeira tem subido entre 15 e 30 centímetros por dia, mas algumas vezes a elevação chega a 40 centímetros. Isso acontece devido às cheias nos rios Mamoré e Beni.
Devido a essa situação, conforme a Defesa Civil, as comportas das usinas podem ser abertas a qualquer momento. Isso pode causar inundações repentinas, prejudicando famílias que residem em Porto Velho, nos bairros da Balsa e Nacional, e também no Canal dos Tanques e dos Milagres. Mas os principais prejudicados deverão ser os que residem em comunidades ribeirinhas.
O principal temor, no entanto, não é que as comportas sejam abertas, e sim que as barragens não suportem a pressão da água.
O pesquisador Philip Fearnside explicou, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas, que as barragens foram projetadas com base em estudos das enchentes registradas nos últimos dez anos, antes da que ocorreu em 2014.
Acontece que, após o início da construção das usinas de Santo Antônio e Jirau as cheias passaram a ser bem maiores. Philip Fearnside afirmou que os vertedouros das usinas não teriam capacidade para suportar grandes enchentes no futuro.
Antes das declarações do pesquisador, responsáveis pelos consórcios construtores das usinas argumentavam que não havia fundamento em informações de que as barragens estariam em risco, e que não havia base sólida em afirmações nesse sentido.
Philip, no entanto, é um pesquisador de renome internacional. Ele sustentou a declaração, apesar de as usinas serem consideradas as meninas dos olhos do governo federal petista. Philip Martin Fearnside é pesquisador titular há 17 anos na Coordenação de Pesquisas em Ecologia - CPEC do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Manaus-Amazonas. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1174 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.