Priscilla Bonini Ribeiro (*)
Descobrindo o mundo
Nossas crianças merecem todo o amor e dedicação para crescerem e desenvolverem todas as suas habilidades. A infância é a fase mais importante da vida. É quando descobrimos as sensações, os sabores, os cheiros, os sentimentos, as pessoas, o mundo. Tudo é novidade.
É na infância que nossos sonhos nascem; é o momento em que somos o centro das atenções da mamãe, do papai, dos avós, dos tios, da família e... da escola.
O papel da escola na Educação Infantil é essencial para que as habilidades cognitivas sejam desenvolvidas, ou seja, é onde a criança aprenderá a conviver com outras pessoas que não são parte de sua família. Conhecerá os primeiros amiguinhos, fará o primeiro desenho, escreverá o seu nome pela primeira vez. E essas conquistas precisam ser acompanhadas pelos pais e familiares, por se tratar da fase da vida em que o apoio familiar trará à criança a necessária segurança de seguir o seu rumo de desenvolvimento.
Cabe a todos nós o cuidado. É nosso dever olhar e zelar por todas as crianças de nossa cidade e de nosso planeta. São elas que irão preservar nossas raízes e representam hoje, o futuro de todos nós.
Por isso todos os projetos educacionais voltados às crianças precisam da participação da família para que as ações nas escolas possam ser continuadas além dos muros escolares. Conhecer o que as crianças estão aprendendo na escola, participar das reuniões dos pais e mestres, conversar com professores e funcionários da escola, enfim, a presença da família na escola é muito importante.
Com esse pensamento, desenvolvemos em Guarujá o projeto A.M.A.R ? Atividades Motoras e Ações Recreativas, visando o desenvolvimento infantil em harmonia com os aspectos cognitivos, afetivos e motores. As crianças participam de atividades como jogos, massagens dinâmicas, estimulação sensorial e motora, percepção auditiva, entre outras, e adoram o momento em que nossas educadoras contam histórias.
Contar histórias faz parte, também, de outro projeto que desenvolvemos na Educação Infantil de Guarujá: Projeto Lê Pra Mim?.A intenção é incentivar às crianças a lerem e o trabalho é desenvolvido com a mediação de nossos professores. Dentro deste projeto há o Baú de Livros com cerca de 76 títulos disponibilizados às crianças. O Baú de Livros circula por todas as unidades da Educação Infantil de Guarujá, contribuindo assim, para que o amor e o hábito da leitura floresçam em nossas crianças. A cada livro lido, um novo mundo é descoberto.
Desenvolvemos também outros projetos visando à relação da criança com o meio ambiente, a relação da criança com o seu bairro, com sua família, enfim, projetos que fazem parte do ?Programa Saber em Ação?, voltado a toda rede municipal de ensino, com o propósito de levar conhecimento aliado à diversão que é tão natural em nossas crianças.
A educação brasileira está evoluindo e nós, família e escola, temos de acompanhar essa evolução e mais: temos de contribuir para que essa evolução alcance o seu objetivo maior que é a Educação de Qualidade para todos.
É um trabalho constante, intenso e árduo, mas que quando é realizado com amor, é gratificante e recompensador. Todos nós vibramos com as conquistas de cada criança. Todos nós nos orgulhamos quando vemos o primeiro tudo que cada uma delas consegue realizar.
Nossa base para a educação é e sempre será o amor. Pois foi com amor que todos nós nascemos para essa vida.
(*) Priscilla Bonini Ribeiro é Secretária de Educação de Guarujá e Conselheira Estadual de Educação de São Paulo....