Priscilla Bonini Ribeiro (*)
Descobrindo o mundo
Nossas crianças merecem todo o amor e dedicação para crescerem e desenvolverem todas as suas habilidades. A infância é a fase mais importante da vida. à quando descobrimos as sensações, os sabores, os cheiros, os sentimentos, as pessoas, o mundo. Tudo é novidade.
à na infância que nossos sonhos nascem; é o momento em que somos o centro das atenções da mamãe, do papai, dos avós, dos tios, da famÃlia e... da escola.
O papel da escola na Educação Infantil é essencial para que as habilidades cognitivas sejam desenvolvidas, ou seja, é onde a criança aprenderá a conviver com outras pessoas que não são parte de sua famÃlia. Conhecerá os primeiros amiguinhos, fará o primeiro desenho, escreverá o seu nome pela primeira vez. E essas conquistas precisam ser acompanhadas pelos pais e familiares, por se tratar da fase da vida em que o apoio familiar trará à criança a necessária segurança de seguir o seu rumo de desenvolvimento.
Cabe a todos nós o cuidado. à nosso dever olhar e zelar por todas as crianças de nossa cidade e de nosso planeta. São elas que irão preservar nossas raÃzes e representam hoje, o futuro de todos nós.
Por isso todos os projetos educacionais voltados à s crianças precisam da participação da famÃlia para que as ações nas escolas possam ser continuadas além dos muros escolares. Conhecer o que as crianças estão aprendendo na escola, participar das reuniões dos pais e mestres, conversar com professores e funcionários da escola, enfim, a presença da famÃlia na escola é muito importante.
Com esse pensamento, desenvolvemos em Guarujá o projeto A.M.A.R ? Atividades Motoras e Ações Recreativas, visando o desenvolvimento infantil em harmonia com os aspectos cognitivos, afetivos e motores. As crianças participam de atividades como jogos, massagens dinâmicas, estimulação sensorial e motora, percepção auditiva, entre outras, e adoram o momento em que nossas educadoras contam histórias.
Contar histórias faz parte, também, de outro projeto que desenvolvemos na Educação Infantil de Guarujá: Projeto Lê Pra Mim?.A intenção é incentivar à s crianças a lerem e o trabalho é desenvolvido com a mediação de nossos professores. Dentro deste projeto há o Baú de Livros com cerca de 76 tÃtulos disponibilizados à s crianças. O Baú de Livros circula por todas as unidades da Educação Infantil de Guarujá, contribuindo assim, para que o amor e o hábito da leitura floresçam em nossas crianças. A cada livro lido, um novo mundo é descoberto.
Desenvolvemos também outros projetos visando à relação da criança com o meio ambiente, a relação da criança com o seu bairro, com sua famÃlia, enfim, projetos que fazem parte do ?Programa Saber em Ação?, voltado a toda rede municipal de ensino, com o propósito de levar conhecimento aliado à diversão que é tão natural em nossas crianças.
A educação brasileira está evoluindo e nós, famÃlia e escola, temos de acompanhar essa evolução e mais: temos de contribuir para que essa evolução alcance o seu objetivo maior que é a Educação de Qualidade para todos.
à um trabalho constante, intenso e árduo, mas que quando é realizado com amor, é gratificante e recompensador. Todos nós vibramos com as conquistas de cada criança. Todos nós nos orgulhamos quando vemos o primeiro tudo que cada uma delas consegue realizar.
Nossa base para a educação é e sempre será o amor. Pois foi com amor que todos nós nascemos para essa vida.
(*) Priscilla Bonini Ribeiro é Secretária de Educação de Guarujá e Conselheira Estadual de Educação de São Paulo....