Secretário de Agricultura visita produtores de Mirante da Serra
Fomentar e diversificar a produção de pequenos agricultores. Esta tem sido uma preocupação cada vez mais crescente da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária. E para atingir as metas propostas, Carlos Magno, titular da pasta, tem visitado vários municípios do Estado com o objetivo de ouvir os produtores e disseminar as políticas públicas elaboradas pelo Governo para o setor produtivo. Nesta segunda-feira (02), membros da Associação Local de Pequenos Produtores (Alpa) de Mirante da Serra, se reuniram com Magno para falar de benefícios para o campo como os projetos Semear, Promec e Inseminar.
Os projetos obedecem a critérios determinados pelo governador, como a criação de novas políticas públicas, que construam novos rumos para a agricultura no Estado, oferecendo uma melhor qualidade de vida aos agricultores familiares.
?É assim que se constrói um Estado. Com sustentabilidade na agricultura?, ressaltou Carlos Magno que defende a construção de uma nova mentalidade produtiva, uma nova relação de diálogo entre Seagri, Governo do Estado e agricultores. Para o secretário estadual de Agricultura, todo esse esforço mútuo visa o fortalecimento da agricultura familiar e inclusão social, possibilitadas pelos programas de Assistência Técnica e Extensão Rural.
PROGRAMAS - O secretário de Agricultura enfatizou também que os programas da Seagri tem como objetivos proporcionar melhores condições para a vida no campo, porque o agricultor familiar apresenta um perfil de carência em diversos aspectos. Carências estas que são amenizadas quando o produtor recebe em suas terras os benefícios do Programa de Mecanização Agrícola (Promec), sementes e mudas geneticamente melhoradas para aumentar a produtividade (Semear) e as benesses do programa criado para o melhoramento do rebanho bovino do estado (Inseminar).
Magno comentou ainda que só os dados quantitativos em relação ao universo de pessoas, área ocupada e produtos envolvidos na atividade agrícola já seriam suficientes para justificar a elaboração de políticas públicas que visam esse fortalecimento da agricultura familiar. ?Sem falar que a importância desse trabalho é ainda maior considerando-se que cria oportunidades de trabalho local, reduzindo o êxodo rural, diversifica a atividade econômica e busca promover o desenvolvimento de pequenos e médios municípios, como é o caso de Mirante da Serra?, resumiu ele ao afirmar que o desenvolvimento tem que ser tratado de forma sistêmica, valorizando o ser humano e respeitando as condições de conservação ambiental.
...