HABITAÇÃO POPULAR
Governo discute ações para atender moradores da capital
(Da Redação) O governador Confúcio Moura (PMDB) promoveu na manhã de quinta-feira (4), no Residencial Orgulho do Madeira, bairro Socialista, em Porto Velho, reunião de trabalho com diversos colaboradores para discutir ações com o objetivo de dotar o local de infraestrutura urbanística, internet, policiamento comunitário e estabelecer regras de convivência em condomínio. É propósito do governador transformar o ?Orgulho do Madeira? em modelo de habitação popular.
O Residencial Orgulho do Madeira prevê, em sua totalidade, quatro mil unidades habitacionais. Em dezembro foram entregues 976 moradias. Para março está prevista a entrega de outras 704, e em junho será finalizada a entrega dos apartamentos (2.320 unidades).
Estiveram na reunião, a secretária de Assistência Social, Valdenice Domingues; o secretário-adjunto da Segurança, Defesa e Cidadania, coronel César Adilson Pinheiro; a responsável pela Coordenação de Ação Urbanística do DER, Nanci Rodrigues; e o assessor da Coordenação de Habitação da Seas, José Carlos Gadelha; e outros colaboradores.
Além do policiamento comunitário, da infraestrutura urbana e do estabelecimento de regras de convivência no local, a preocupação do governador é também com a sustentabilidade das famílias, de baixa renda ? até R$ 1.600 por mês -, em geral idosos, pessoas com deficiência e mães com grande número de filhos.
A secretaria Valdenice Domingues, designada pelo governador para coordenar as ações e articulação com a prefeitura de Porto Velho, disse que já existe um projeto social planejado para o momento pós-entrega das chaves, e que dentro das unidades ocupadas equipe da Seas faz plantão social para conhecer as demandas e realidade de cada família. É um levantamento que poderá ser utilizado pelo policiamento comunitário, segundo o coronel Adilson Pinheiro, já foi identificada invasão em unidades ainda não entregues.
O assessor José Carlos Gadelha disse que a Seas deve concluir o levantamento sobre demandas dos moradores em dez dias, e que a associação de moradores existente é frágil e precisa ser fortalecida. Ele também esclareceu que 99% das famílias que habitam o Residencial Orgulho do Madeira nunca moraram em apartamento. ?O processo de convivência social é diferente, eles têm dificuldades nisso, então o governador está certo, precisa definir regras para todos?, afirmou.
Segundo a coordenadora do DER, Nanci Rodrigues, o órgão enviará técnicos após o carnaval para o local a fim de fazer um trabalho de topografia, com o propósito de se iniciar projeto de infraestrutura urbanística solicitado pelo governador. Drenagem e pavimentação de vias do entorno também deverão ser feitas pelo estado, mas existe o compromisso da prefeitura asfaltar a rua Plácido de Castro e na extensão da via que dá acesso ao condomínio.
O envolvimento das lideranças que moram no Residencial Orgulho do Madeira e de técnicos da prefeitura na definição de ações para levar equipamentos públicos para os moradores foi solicitada pelo governador Confúcio Moura. A secretária Valdenice Domingues marcou reunião de trabalho com os responsáveis por cada área para o dia 16 de fevereiro.
Com informações de Mara Paraguassu ? Assessoria....