Chile autoriza importação de carne
Na última terça-feira (3), o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Augustinho Pastore, concedeu coletiva à imprensa para falar de uma das maiores conquistas no ramo da agropecuária: a liberação de importação de carne para o Chile. ?Rondônia é o único Estado do país que passou pelo controle de qualidade do Chile, um dos países mais exigentes do mundo no consumo de carne estrangeira?, disse Pastore com muita satisfação pelo que isso representa e pelos bons frutos que isso vai trazer aos pecuaristas e empresários do ramo frigorífico.
No mês de outubro, técnicos chilenos estiveram em vários estados brasileiros para avaliarem a qualidade do rebanho dos criadores brasileiros e conhecerem o sistema de vacinação e controle da aftosa. Como resultado, apenas o gado rondoniense foi aprovado para exportação. ?A liberação para venda de carne para o Chile significa que passamos pelo país com as maiores exigências do mundo, ou seja, quem vende carne para o Chile é porque tem um produto de garantia de qualidade e pode vender para qualquer país?, disse Pastore.
EXPORTAÇÃO GARANTIDA - Atualmente Rondônia exporta cerca de 380 mil toneladas para outros estados brasileiros e para mais de 20 países no mundo. Segundo informações do Idaron, as exportações da carne do Estado devem crescer mais com este importante passo que foi dado. A Rússia e a Venezuela são os maiores compradores e a tendência é aumentar ainda mais na venda para outros países, principalmente na Ásia e Europa.
O Idaron é conhecido pelo seu trabalho sério e eficaz. Na última campanha de vacinação contra febre aftosa, que aconteceu entre 15 de outubro e 15 de novembro de 2008, obteve resultados fantásticos, sem nenhum contratempo. ?Praticamente vacinamos 100% do gado rondoniense. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer aos pecuaristas que sempre colaboraram e tiveram a consciência de vacinar e cuidar do rebanho. Outro ponto importante a ser mencionado é que ainda estamos vacinando o gado boliviano que está perto da fronteira. Temos que cuidar do vizinho também para que possamos ficar tranqüilos e livre das doenças?, finalizou Augustinho Pastore
...