Correio Popular Notícia



AVANÇOS
Fhemeron amplia a capacidade de atendimento

Data da notícia: 2016-02-12 19:12:15
Foto:

(Da Redação) Visando aumentar o estoque de sangue e a qualidade no atendimento, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) investe em novas tecnologias, na modernização da gestão e destaca os avanços obtidos com a iniciativa que fez com que a instituição ficasse entre os dez melhores hemocentros do Brasil.

O presidente da Fhemeron, Orlando José Ramires, explicou que por meio de um contrato de aluguel de máquinas com tecnologia de ponta, o que há de melhor no mercado nacional para a realização de sorologia com fornecimento de insumos, foi possível mudar o padrão tecnológico de exames ? que era o Elisa ? para a Quimioluminescência em todos os parâmetros.

?Esta mudança resultou em um aumento significativo na capacidade de realização dos exames que, com o sistema anterior, fornecia no máximo 180 mostras de sangue diárias. E hoje, com a ?Quimioluminescência? pode fornecer até 400 mostras diárias?, afirmou.

Atualmente, a fundação conta com duas máquinas de ?Quimioluminescência? no hemocentro de Porto Velho, para fazer a análise do material colhido nos seis hemocentros que estão nos municípios de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena e Guajará-Mirim. No entanto, segundo Ramires, em breve a Fehemeron irá adquirir mais duas máquinas, podendo dobrar a capacidade de fornecimento de mostras.

O presidente destaca ainda que o estoque de bolsas de sangue depende da demanda solicitada. ?Uma bolsa de sangue tem um prazo de validade. O que fazemos para atender a demanda é uma política de captação de sangue que trabalha a logística e a rotatividade das bolas de sangue para que não haja estoque vencido?, frisou.

A Fhemeron de Porto Velho realiza diariamente cerca de 100 coletas de bolsas de sangue. Em períodos de maior demanda, como nas festas de fim ano e no Carnaval, as campanhas de conscientização contribuem para que haja um aumento de doadores no hemocentro.

Além dos avanços na reestruturação física dos hemocentros, que hoje atendem o padrão exigido pela Agencia Nacional de Vigilância e Sanitária (Anvisa), Orlando José Ramires destaca ainda outra grande conquista, fruto de um choque de gestão, que a é conclusão do projeto de reforma administrativa da fundação, com impacto negativo na folha de pagamento do governo e cria mecanismo para a valorização do servidor público, como a função gratificada entre outras. O projeto aguarda a análise e a aprovação da Assembleia Legislativa.

Com informações de Luana Lopes ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1430 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.