Correio Popular Notícia



LIXO
Aterro sanitário particular em Cacoal passa aatender Médici

Data da notícia: 2016-02-12 19:14:49
Foto:

(Da Redação) Foi inaugurado em Cacoal/RO, município distante certa de 480 km de Porto Velho, o Aterro Sanitário Regional, que já está em atividade desde o dia 05 de janeiro deste ano. O aterro possui uma área de 138 hectares e está localizado a 24 km de Cacoal.
A obra foi entregue oficialmente no último dia (05). A solenidade contou com a presença de várias lideranças de toda região central do estado e zona da mata. A prefeita de Presidente Médici/RO, Lurdinha do Sindicato (PT), esteve no evento e ficou muito contente com o empreendimento, pois assim, os resíduos sólidos descartados de Médici poderão seguir para o complexo de tratamento de Cacoal: ?o proprietário Fausto está de parabéns pela coragem de empreender aqui. Esta estrutura beneficiará não apenas Cacoal, mas vários municípios?.
O diretor do aterro, Fausto Moura, destaca a importância da obra na região e a geração de inúmeros empregos diretos, além da preocupação dos municípios em cumprir a Lei nº 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos: ?nós demoramos nove meses para construir o aterro entre construção e licença, iremos gerar 60 empregos diretos no município. Nosso aterro tem capacidade para receber até 380 toneladas de lixo por dia, durante 38 anos?, concluiu o empresário.
O investidor ainda assegura que o meio ambiente não sofrerá com os efluentes decorrentes do chorume liberado pelo lixo: ?a técnica disse que nós poderíamos construir o aterro nesse local, devido à profundidade do lençol freático estar acima da norma quase quatro vezes, com proteção de mantas com durabilidade de 500 anos, e ainda temos as lagoas de tratamento onde na última lagoa colocaremos peixes, para mostrar a pureza da água?, disse.

Municípios
O Aterro Sanitário Regional de Cacoal poderá receber os resíduos sólidos de até 19 municípios da Região Central, Zona da Mata e Vale do Guaporé. As atividades do aterro começaram no dia 5 de janeiro de 2016.
O secretário estadual da Sedam Wilson Sales, também participou da cerimônia de lançamento e contou que houve uma prorrogação da Lei nº 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que aumentou o prazo para que os municípios consigam dar destinação correta aos resíduos produzidos pela população até o ano de 2018.
"Ter esse aterro em Cacoal é muito importante primeiro por causa da saúde e qualidade de vida da população, destinação correta dos resíduos sólidos e pelo meio ambiente, que por questões equivocadas da destinação dos resíduos podem comprometer o lençol freático", disse o secretário.

Lei Federal
O responsável pelo aterro, Fausto Moura, disse que essa construção veio para cumprir a lei federal, que apesar de ter sido prorrogada, os municípios já começaram a se movimentar para cumpri-la.
"Nós demoramos nove meses para construir o aterro entre construção e licença, iremos gerar 60 empregos direto no município. Nosso aterro tem capacidade para receber até 380 toneladas de lixo por dia, durante 38 anos", explicou Fausto.

Contaminação
Sobre a preocupação dos moradores sobre a contaminação das nascentes que ficam próximas ao aterro, Fausto assegurou que não há nenhum risco para o meio ambiente. "A técnica disse que nós poderíamos construir o aterro nesse local, devido a profundidade do lenço freático, estar acima da norma quase quatro vezes, com proteção de mantas com durabilidade de 500 anos", afirmou. O novo aterro possui uma área de 138 hectares e fica localizado a 24 quilômetros do centro de Cacoal. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1467 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.