Correio Popular Notícia



SAÚDE PUBLICA
Laboratório de patologia usa tecnologia inédita na região

Data da notícia: 2016-02-23 09:47:27
Foto:

(Da Redação) Com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, o governo de Rondônia entregou aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), na tarde da última sexta-feira (19), o Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas (Lepac), que funcionará 24 horas e dispõe de tecnologia de última geração, inédita nas regiões Norte e Nordeste.Dois mil exames poderão ser realizados por hora.

O Lepac tem capacidade para fazer diagnóstico de 147 diferentes exames, e a partir de agora os 69 que eram terceirizados e realizados fora do estado serão todos feitos no laboratório estadual, localizado na avenida governador Jorge Teixeira, anexo à Policlínica Oswaldo Cruz, ao lado do Hospital de Base, em Porto Velho.

O governador Confúcio Moura disse que a saúde ?ainda não está um céu de brigadeiro?, mas avançou muito, com a reorganização do setor, regionalização do atendimento e trabalho forte da ?dupla que se completa e traz equilíbrio?, referindo-se ao secretário Williames Pimentel e a seu adjunto, o médico Luiz Maiorquim.

O vice-presidente da República, Michel Temer, disse ao governador Confúcio Moura que o entusiasmo da gestão e da equipe de saúde em Rondônia deve ser transferida para outros estados do Brasil. Ele ressaltou a importante contribuição dos políticos de seu partido, em Brasília, para que o governo de Rondônia apresente resultados favoráveis em suas finanças nesse momento de crise, declarando que são políticos ?extremamente dedicados e modestos?, mas com ações que ecoam de forma competente no parlamento.

O projeto para criação do Laboratório Estadual de Patologia e Análises Clínicas teve início em 2013, quando o governo de Rondônia investiu cerca de R$ 1,3 milhão na construção do prédio. A empresa Real Diagnóstica, representante da Roche em Porto Velho, foi a vencedora de processo de licitação para fornecer por locação com o estado as máquinas e sistema todo automatizado desde a coleta do material dos pacientes nos hospitais e Policlínica Oswaldo Cruz até o resultado dos exames.

O Lepac será dirigido pelofarmacêutico bioquímico Paulo Giroldi. Ele explicou que o tubo de coleta de sangue dos pacientes do Cemetron, hospital João Paulo II, Policlínica Oswaldo Cruz e Hospital Cosme e Damião, todos interligados on line ao laboratório, será etiquetado e enviado com um código de barra.

Com informações de Mara Paraguassu ? Assessoria

Fonte:






Noticia vista 1445 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.