Ãndices de dengue preocupam em Ji
(Da Redação) Ji-Paraná apresenta Ãndices acima de 2% de infestação do mosquito transmissor da dengue. Esse percentual é considerado insatisfatório pelo Ministério da Saúde(MS). O municÃpio deveria apresentar um Ãndice menor que 1%, sendo que um de 4% ou mais é considerado risco de epidemia pelo Ministério da Saúde.
O Levantamento de Ãndice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) tem como objetivo identificar com antecedência as áreas de maior risco de formação de criadouros do mosquito transmissor. O aumento das chuvas e do calor favorece a proliferação dos focos do mosquito.
Este levantamento, feito pela equipe do setor de Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) esta semana, também revela os bairros com a maior presença da larva do mosquito. Segundo o relatório, os bairros Novo Horizonte (9,9%) e São Bernardo (6,89%) são os mais crÃticos. Os outros bairros apresentam Ãndices menores que 4%.
Depois de identificadas as áreas com maiores Ãndices de larvas e as áreas preferenciais do mosquito, a Semusa realiza medidas estratégicas de prevenção e combate à doença.
Para os próximos dias, Milton informou que a solução para diminuir estes Ãndices é contar com a contribuição da comunidade em manter os quintais limpos. A Semusa prevê ainda um arrastão de limpeza nos bairros infestados e bloqueio com o ?fumacê?. Desde janeiro, foram notificados 23 casos suspeitos de dengue e todos ainda dependem de confirmação do resultado laboratorial.
...