Testes capacitam árbitros para o Campeonato Rondoniense 2016
Ao menos 75% da arbitragem do quadro da Federação de Futebol do Estado de Rondônia (FFER), entre árbitros e assistentes, estão aptos para o início do Campeonato Rondoniense.
Na última sexta-feira e sábado, eles passaram por uma bateria de testes da Comissão de Arbitragem da entidade, com prova objetiva, testes físicos e simulações de lances de jogo. As atividades foram realizadas em Rolim de Moura, e para os que não conseguiram o índice de aprovação, o ?reteste? ficou marcado para o dia 27 de março, no mesmo município.
?Foram dois dias de avaliações e simulações de jogadas que exigiram maior atenção tanto do árbitro quanto do assistente. Todos se esforçaram ao máximo, tanto na prova objetiva quanto nos testes físicos, mas alguns não conseguiram aprovação. No entanto, já estamos programando o reteste para os que não obtiveram índice de aprovação. O Campeonato Rondoniense começa no dia 5 de março e a partir de agora temos os árbitros e assistentes que poderão atuar nos jogos?, disse o presidente da Comissão de Arbitragem, Leandro Bratti,
Ele destacou ainda que toda a pré-temporada só foi possível com o apoio do presidente da FFER, Heitor Costa, do presidente da Liga Desportiva de Rolim de Moura, Nédio Bratti, do Corpo de Bombeiro do município, da diretoria da Escola Aluízio Ferreira e da Autarquia Municipal de Esportes.
O árbitro pode mostrar cartão amarelo ou vermelho no intervalo ou ao final da partida? Esta foi uma das 20 questões objetivas aplicadas a árbitros e assistentes no primeiro dia de testes da pré-temporada da arbitragem.
Foram 30 minutos de prova escrita que deixaram os árbitros e assistentes em momentos de silêncio. Todas as perguntas foram formuladas com o que determina a entidade máxima do futebol brasileiro, a CBF, dentro do que traz as regras do futebol.
Durante o sábado, árbitros e assistentes participaram de atividades dentro de campo, no estádio Cassolão. Vários lances que pudessem gerar dúvidas foram simulados durante orientação dos instrutores da CBF, Arnoldo Figarela e Jurandir Lico.
?São situações em que o árbitro e os assistentes poderão estar diante em determinado jogo. Isso requer treinamento e atenção. Hoje, a arbitragem é mais cobrada e os treinos de cada um devem ser constantes. Devemos destacar o empenho de cada um que veio participar das avaliações, ou seja, todos estão de parabéns?, afirmouArnoldo Figarela.
Fonte: Assessoria - FFER...