NOTAS JIPA
Caerd
A Companhia de Ãguas e Esgotos de Rondônia ( Caerd) comunicou à população de Ji-Paraná, residente no 1º Distrito, que em virtude do rompimento da rede de 300mm na rua Ji-Paraná, o sistema de abastecimento está afetado.
Abastecimento
A equipe da Superintendência Regional de Ji-Paraná realizou ontem (2) a manutenção da rede. A previsão é de que o fornecimento se normalizasse por volta das 17h. A Caerd pediu a colaboração de todos e orientou para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdÃcios.
Mulher
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado todo dia 8 de março, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) preparou uma programação especial para o Centro de Saúde Especializado Ceci Cunha, no perÃodo de 8 a 11 de março, iniciando diariamente à s 8 horas e finalizando à s 17 horas.
Atividades
Serão realizadas atividades e ações educativas relacionadas à saúde da mulher, como palestras esclarecendo os sinais e sintomas do câncer de mama e colo de útero, realização de teste rápido, aferição de pressão, teste de glicemia, coleta de preventivos e realização de mamografias, além de atendimentos médicos com clÃnico geral e ginecologista.
Palestras zika vÃrus
Uma ação de parceria da Emater com a Semusa está disponibilizando palestras informativas sobre o zika vÃrus, que acontecem em diversas associações de produtores rurais de Ji-Paraná. A próxima acontecerá no dia 7 de março, à s 14 horas, na sede da Associação de Produtores Rurais da Vila AgrÃcola, no Anel Viário. E no, dia 8 de março, à s 14 horas, é a vez da Associação de Produtores Rurais São Luiz, na Linha 207.
Combate ao Aedes aegypti
Na última semana, ocorreram 38 bloqueios para combate ao mosquito Aedes aegypti, sendo 164 quarteirões protegidos com a utilização do fumacê. Quanto à s notificações em relação a possÃveis casos de dengue, zika vÃrus e chikungunya, os números aumentaram em relação à semana anterior, porém isto é reflexo do controle mais rÃgido que está sendo realizado pela Semusa.
Notificações
De acordo com Eliana Pereira, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, foram notificados 127 casos suspeitos de dengue, 24 de chikungunya e 19 de zika vÃrus. Sendo que desses, 14 foram confirmados de dengue e não há até o momento em Ji-Paraná, nenhum caso de chikungunya e zika vÃrus. Ji-Paraná encontrasse em uma situação de baixo risco quanto a essas três doenças.
Comitê
O comitê de combate ao Aedes aegypti está fomentando ações contra o mosquito. Ele é formado por profissionais da Semusa (secretário municipal e equipe da Vigilância Epidemiológica- Laboratorial e hospitalar), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), 1ª Gerência de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras (Semosp), PolÃcia Militar e Secretaria Municipal de Educação. Toda segunda-feira são realizadas reuniões com o comitê para formulação de ações complementares de combate ao mosquito, visando a qualidade do atendimento ao paciente e diminuindo a proliferação para evitar essas três patologias que atualmente afligem tanto a população....