Correio Popular Notícia



MEIO AMBIENTE
Sema deve realizar o plantio de três mil mudas na capital

Data da notícia: 2016-03-11 18:21:18
Foto:

(Da Redação) A equipe do Núcleo de Arborização Urbana (NAU), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), dá continuidade ao programa de arborização da cidade. Desta vez, os trabalhos de plantio acontecem na avenida Calama, do trecho da Farquar até a Jorge Teixeira.

Nesta semana, estão sendo feitos os canteiros, depois o grupo realiza o plantio que deve ser ou no início da manhã ou à noite, horário menos quente, permitindo que as mudas tenham melhor adaptação, sem prejudicar o crescimento da raiz.

O engenheiro florestal Denis Oliveira, diretor do Núcleo de Arborização Urbana (NAU), da Sema, já foi realizado o plantio nas áreas públicas como escolas, praças, repartições públicas, condomínios, áreas verdes e áreas de proteção permanentes.

Agora a prioridade é o paisagismo, por isso o foco está sendo o plantio nas calçadas das principais vias e pontos históricos e turísticos da cidade. Também receberam o paisagismo ruas e avenidas como a Rogério Weber, próximo à Feira do Produtor Rural, Farquar, entre outras.

A previsão é de que sejam plantadas três mil mudas até maio. ?Depois da Calama, nossa próxima ação será no Centro Político Administrativo com o plantio de 70 mudas de ipê-amarelo, branco e roxo. Estamos buscando da melhor alternativa para grades de proteção para estas mudas, o custo de cada uma seria cem reais, o que fica muito dispendioso, pois plantaremos três mil mudas?, comentou o engenheiro.

?Estamos verificando a alternativa mais viável para o município. Não contávamos, neste primeiro momento,ter que colocar as grades. A ideia era plantar e fazer o monitoramento e a manutenção. Etapa importante que vai resguardar as mudas, ver questão de adubação, se todas as plantas pegam, entre outros trabalhos. Mas, teremos que providenciar as grades devido o vandalismo?, afirma Denis Oliveira.

Parceria
A Sema busca parceiros para acelerar os resultados do Plano de Arborização. ?Para isso, buscamos uma parceria com Exército e outros órgãos. Queremos o quanto antes promover um bom paisagismo. Nossa previsão é que dentro de três ou quatro anos tenhamos um resultado palpável para a população. Enquanto isso, vamos fazendo a manutenção, realizando as podas destas árvores para não dar prejuízo a fiação?, disse o engenheiro da Sema.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), por meio do departamento de Áreas Verdes (Dav), todo o lixo e entulho gerado na ação de plantio é recolhido e eles também são os responsáveis pela colocação da grama ao final do processo. Com informações de Rebeca Barca ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1248 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.