STJD pune Genus com a perda de seis pontos na Copa Verde
Julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, STJD, na tarde da última quarta-feira (16), pela escalação de um jogador irregular na Copa Verde, o Genus conseguiu reverter a situação. Penalizado com a perda de seis pontos na primeira fase, o aurigrená permanece na disputa pela próxima etapa do campeonato.
O jogo de volta contra o Rio Branco (AC) ainda não tem data prevista, mas de acordo com o presidente do clube rondoniense, Evaldo Silva, se há uma chance de levar a vaga na segunda fase, o Genus vai lutar por ela.
CBF recorre
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu o Genus, na última quarta-feira (16), com a perda de seis pontos e multa de R$ 500 por causa da escalação irregular do atleta Tiago Guarate, na partida de ida contra o Rio Branco (AC), pela primeira fase da Copa Verde, no último dia 9, quando a equipe rondoniense venceu por 2 x 1, em Porto Velho.
A decisão, entretanto, mantém a realização da partida de volta, na qual se o Genus vencer por qualquer placar, iguala o número de pontos e se classifica pelo saldo, enquanto o Rio Branco precisaria empatar ou vencer por qualquer placar para avançar.
O resultado do julgamento, no entanto, parece não ter agradado a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que recorreu da decisão, segundo o presidente do Rio Branco, Lourival Marques Filho, o Louro Marques. O dirigente acompanhou o desenrolar do julgamento pelo site oficial da entidade.
?A CBF recorreu da decisão, pois no entendimento deles essa competição é mata-mata e o certo é ele (Genus) ser desclassificado. A CBF está dentro do regulamento e estão fazendo o acompanhamento. Temos que aguardar?, comentou o dirigente acreano, por telefone.
Com o posicionamento da CBF, que teve como base o artigo 46 do Regulamento Geral de Competições, um novo julgamento do caso deve ser marcado, mas ainda sem data prevista. O parágrafo único do artigo diz: "Em competição eliminatória (mata-mata), para fins de aplicação de pena pelo STJD, não se considerará pontuação, devendo o clube responsável pela irregular atuação de atletas, ser excluído da competição".
Enquanto isso, a situação dos clubes na Copa Verde segue indefinida.
Fonte: Globoesporte.com...