Jipa Notas
NOTAS JIPA
Audiência Pública
A audiência pública com o tema ?A agroecologia no contexto social, político, econômico e cultural no estado de Rondônia? acontece hoje, a partir das 8h30, no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), Campus Ji-Paraná. O evento marca o encerramento da I Caravana Agroecológica e Cultural, que iniciou na última terça-feira (15). O requerimento da audiênciaé de autoria do vereador Paulo Moura (PSB).
Caravana
Organizada por mais de 20 entidades componentes da Rede de Agroecologia Terra Sem Males, a I Caravana Agroecológica e Cultural de Rondônia pretende dar visibilidade às ações de movimentos sociais, entidades e agricultores (as) familiares camponeses (as) que lutam para que sejam implantadas políticas públicas que garantam a transição agroecológica, entendida como condição fundamental para reorientar o modelo de desenvolvimento rural e agrícola na busca de mais sustentabilidade econômica, ambiental e social para o estado de Rondônia e para todo o Brasil.
Agroecologia
O modo de produção agroecológica se refere não apenas a não utilização dos agrotóxicos, mas à correta utilização dos recursos dos ecossistemas de forma que combinem diversificação e rotatividade de produtos adequados e naturais ao bioma amazônico.
Centro de Convenções
A autorização da elaboração do projeto de execução do Centro de Convenções de Ji-Paraná reafirma que a cidade se consolida como principal polo do turismo de negócios em Rondônia. O projeto já pode ser desenhado e, quando pronto, será iniciado o processo de gestão política em busca do recurso para construir a obra. A empresa Oficina Arquitetura e Design é a responsável por elaborar o projeto executivo.
Assinatura
?Dentro de 90 dias, fica pronto o projeto e então podemos buscar os recursos?, afirmou o prefeito Jesualdo Pires (PSB), que assinou recentemente o documento junto com o governador Confúcio Moura (PMDB) e os vereadores Edilson Vieira e Joziel Carlos de Brito, ambos do PMDB, no ato representando a deputada federal Marinha Raupp, responsável pela viabilização do recurso de R$ 299 mil junto ao Ministério do Turismo.
Informações
O centro de convenções é uma antiga aspiração da sociedade local que acolhe os maiores eventos do agronegócio, importante segmento impulsionador da economia regional. Para sua a construção, a Prefeitura de Ji-Paraná dispõe de uma área de 50 mil metros quadrados localizada próxima ao anel viário. O terreno foi uma doação do empresário Luís Bernardi, em outubro de 2012, motivado pela mobilização e gestão política e empresarial da cidade.
Páscoa
A Páscoa está chegando e o comércio do município de Ji-Paraná foi invadido por ovos de chocolates de diferentes cores, tamanhos, recheios, surpresas e preços. Por isso, antes de comprar, o consumidor deve ficar atendo e avaliar o que cabe no bolso. Segundo a Fundação Procon, a principal dica antes de qualquer compra é a tradicional pesquisa de preços, ainda mais quando o produto é vendido somente em determinado período do ano, como o caso dos ovos de chocolate.
Dica
De acordo com o Procon, independentemente do valor e do formato, o consumidor deve ter sempre em mente que chocolate é chocolate. As barras de chocolate e caixas de bombons, por terem um custo menor, são uma ótima opção para quem quer presentear sem gastar muito. ?Uma vez definido o tipo de produto, e após a tradicional pesquisa de preços, outra dica é evitar fazer compras com crianças, já que são facilmente impactadas pela influência do marketing de vendas e acabam querendo produtos que, nem sempre, caracterizariam um bom custo x benefício?, orienta a equipe do Procon.
Atenção
Observar o rótulo, que deve trazer informações como data de validade, peso líquido, lista de ingredientes e composição, já que algumas doenças, como diabetes e doença celíaca, impedem a ingestão de açúcar ou glúten são algumas dicas da equipe. O consumidor deve prestar muita atenção ao peso dos ovos, pois as numerações indicadas pelos fabricantes na embalagem não são equivalentes entre as marcas. Quando houver inclusão de brinquedos no interior do produto, é necessário observar se a embalagem traz o selo do INMETRO e a idade recomendável para o brinquedo.
Bosques dos Ipês
Os problemas estruturais que afetam o Residencial Bosques dos Ipês serão debatidos hoje (18), às 16 horas, por membros da Comissão de Habitação e Assuntos Municipais (CHM) da Assembleia Legislativa de Rondônia e moradores, em uma área no interior do bairro.
Reunião
O vereador Lincoln Astrê (PP) encaminhou pedido ao presidente da CHM, deputado estadual Laerte Gomes (PSDB), para a realização da reunião em Ji-Paraná. Segundo ele, os moradores enfrentam uma série de problemas nas unidades habitacionais.
Prefeitura
Os cidadãos de Ji-Paraná vão receber nos endereços residenciais ou comerciais, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao ano de 2016. A remessa já foi autorizada pela Prefeitura de Ji-Paraná e deve atingir 55 mil domicílios. O vencimento da primeira de oito parcelas está programado para o dia 11 de abril. Essa também é a data prevista para quem preferir pagar, com desconto, o imposto do ano inteiro em cota única.
Carnê
O secretário municipal de Fazenda, Luiz Fernandes Ribas Motta, esclareceu que quem não receber o carnê em casa poderá baixá-lo pelo site da Prefeitura de Ji-Paraná (www.ji-parana.ro.gov.br) no item ?IPTU online?. Este ano, o IPTU foi realinhado em 9,7%, abaixo do índice oficial da inflação, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor ? Amplo (IPCA), que foi de 10,67%. As pessoas que têm direito a isenções previstas na legislação devem procurar a Gerência de Arrecadação para fazer a solicitação.
IPTU
O IPTU é um imposto arrecadado pelas prefeituras de todo o país e taxa todas as residências, estabelecimentos comerciais e terrenos situados no perímetro urbano. Ele serve para custear despesas de administração e investimentos em obras de infraestrutura do município e serviços essenciais à população, como saúde, segurança e educação. Sua arrecadação vai direto para os cofres do município. Isso significa que o valor arrecadado pode ser aplicado em melhorias como escolas, hospitais, apoio cultural, assim com em reformas de vias públicas, de praças ou outras que beneficiem diretamente o cidadão contribuinte deste imposto....