Defesa sanitária de Rondônia é apresentada a outros estados
O grupo de técnicos de diversos estados brasileiros iniciou seus contatos com a realidade de Rondônia, sobre o modelo de defesa sanitária desenvolvido pela Agência Idaron e seus parceiros, na manhã desta terça-feira (15) durante reunião no Rondon Palace Hotel, com pronunciamentos de Márcio Alex Petró, gerente da Defesa Sanitária Animal, Leandro José dos Santos, diretor técnico e de Augustinho Pastore, presidente da Agência Idaron.
Os Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Pará, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Ministério da Agricultura enviaram representantes. O Acre participa novamente, integrando a lista de visitantes. Guilherme Marques, diretor substituto do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, também faz parte da comitiva. Ao todo, Rondônia recebe a visita de 16 técnicos, que vêm conhecer nosso modelo. Do encontro é esperada uma produtiva troca de experiências.
Augustinho Pastore deu as boas-vindas ao grupo, dizendo de sua satisfação por estar recebendo os técnicos e pela ótima oportunidade da troca de conhecimentos que o encontro proporcionará. O presidente da Idaron destacou a importância da parceria com o Ministério da Agricultura, Fefa e outros órgãos, no sucesso alcançado por Rondônia nas suas ações de defesa sanitária.
Após o almoço o grupo partiu para Guajará-Mirim. Nesta quarta-feira (16), os técnicos visitam à ULSAV local, o barco Quero-Quero-I e avião anfíbio. Na seqüência haverá a apresentação do funcionamento do Autotrac, Sistema Omini Sat de Comunicação. Trata-se de importante ferramenta de incremento à fiscalização e vigilância de fronteira. Na quinta-feira, 17/04, os visitantes farão pequenos sobrevôos sobre a fronteira Brasil-Bolívia. Logo após, o grupo retornará a Porto Velho, voltando em seguida para seus estados de origem.
...