Correio Popular Notícia



TRANSPARÊNCIA
Governo investiga fraudes na Companhia de Águas e Esgoto

Data da notícia: 2016-03-23 10:05:56
Foto:

(Da Redação) A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) cumpriu, na manhã desta terça-feira (22), em Porto Velho, mandados de busca e apreensão em cinco endereços residenciais, dois escritórios e na sede da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd).

A intervenção policial é o desfecho de levantamento minucioso feito por determinação do governo de Rondônia para que a empresa recebesse novos investimentos.
O inquérito que apura as irregularidades na companhia tramita na Draco, de onde as equipes de policiais com mandados judiciais saíram às 7h20.

A operação, denominada Kairós, é comandada pelo delegado Marcos Vinícius Silva Filho e constitui a fase repressiva do combate um grupo suspeito de manobrar processos licitatórios no âmbito da companhia para favorecer empresas.

A equipe do delegado Marcos Vinícius foi para a sede da diretoria da Caerd, na avenida Pinheiro Machado, no bairro São Cristovão. O grupo se reuniu com a presidente da empresa, Iacira Azamor, ao mesmo tempo em que foram cumpridos mandados de busca e apreensão em diversos setores do órgão. Os policiais deixaram o prédio por volta 9h30 com muitos volumes de documentos.

A fase policial iniciou em julho de 2015, com base em ofícios encaminhados à Polícia Civil pela diretoria da companhia. A comissão responsável pela avaliação da situação da companhia descobriu indícios de irregularidades em diversas licitações realizadas entre 2009 e 2010 e recomendou à diretoria da Caerd que adotasse providências.

Os contratos firmados a partir de processo licitatório e considerados suspeitos movimentaram mais R$ 8 milhões. Ao menos 11 pessoas formam o núcleo dos principais investigados.

Foram cumpridas 11 medidas judiciais de prisão, proibição de acesso a determinados lugares e suspensão de função pública ou atividade de natureza econômica.

Resultado
Ao comentar o resultado da operação, o secretário estadual da Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Antônio Carlos dos Reis, lembrou que no início do segundo mandato, o governador Confúcio Moura (PMDB) pediu aos secretários e chefes de autarquias que apurem desvios de conduta que comprometam o governo.

?A nova diretoria da Caerd detectou falhas internas e encaminhou relatórios para a Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas)?, explicou Reis durante entrevista coletiva.
O secretário afirmou ainda que foram apreendidos muitos documentos que demandarão a designação de uma força-tarefa para analisar todos eles.

Após revelar que essa é uma etapa da investigação, Reis concluiu afirmando que o governo de Rondônia quer ?cortar na própria carne para fazer uma administração transparente?.

Manobras
Na explanação que fez sobre a operação policial, o delegado Marcos Vinícius Alves Filho detalhou que as investigações confirmaram a existência de manobras licitatórias, no âmbito da Caerd, para favorecer a um grupo de empresários do ramo da construção civil.

Marcos Vinícius destacou que, no momento, o inquérito que ele próprio preside tem foco nos documentos e funcionários que colaboraram para que as irregularidades nas licitações acontecessem. Na fase seguinte, afirmou, os alvos serão os demais envolvidos.

A Operação Kairós cumpriu mandados de busca e apreensão em diversos locais, além de informar que, por meio de ordem judicial, sete servidores estão afastados das funções na Caerd, dois ex-funcionários estão proibidos de entrar nas dependências da companhia e dois contadores tiveram as funções profissionais suspensas.

A criação da Draco, na avaliação do diretor-geral da Polícia Civil, delegado Elizeu Muller, uma conquista no trabalho de combate à corrupção. Ele apontou ainda o governador Confúcio Moura como o principal entusiasta para que a delegacia fosse implantada.

Com informações de Nonato Cruz ? Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1112 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.