Correio Popular Notícia



PAIXÃO DE CRISTO
Encenação une fiéis católicos em Rondônia

Data da notícia: 2016-03-24 18:41:57
Foto:

(Josias Brito) As manifestações teatrais da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo são espetáculos populares montados por comunidades religiosas. Em Rondônia, por exemplo, os eventos são organizados em paróquias de bairros. Nos últimos anos, vêm ganhando mais estrutura, apoio da população e da própria Igreja Católica.

Na Sexta-Feira Santa, muitas comunidades encenam releituras da Paixão de Cristo. Em Ji-Paraná, fieis emocionados acompanharão as apresentações realizadas pelos jovens de cada paroquia. O teatro é uma produção da própria comunidade, que reúne a comunidade nas principais ruas e avenidas do município, em Via Sacra, em que as pessoas acompanham orando por seus sofrimentos, conhecidos como a paixão de Nosso Senhor.

O grupo segue por ruas do bairro e, a cada parada, as lembranças dos momentos em que Cristo foi submetido ao sofrimento eternizado pela humanidade. Em uma das cenas, da primeira queda, Cristo é açoitado pelos soldados. Uma mostra semelhante ao real do que ele viveu e sentiu, como fome, sede e humilhação.

Emoção garantida para os fiéis que participam da Via Sacra, entendida pela Igreja Católica como exercício de piedade. Caminho que levou Cristo Jesus, do pretório de Pilatos ao monte calvário, onde foi crucificado.

Na Igreja Católica, esse dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo, sendo o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

É comum ver reconstituições, encenações, homenagens e outras formas de representações artísticas de como teriam sido os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, seu julgamento, crucificação e ressurreição do "mundo dos mortos".

Desse modo, as paróquias da Diocese de Ji-Paraná, de Jaru a Vilhena, irão no dia de hoje (25), lembrar do sofrimento de Jesus, com sua morte na cruz.

As paróquias de Cacoal, Vilhena, Espigão do Oeste, Médici farão a encenação da Via Sacra. Jovens da Pastoral da Juventude tomam frente desse momento para relembrar Cristo rumo ao Calvário.

Regional Centro
As quatros paróquias da regional celebrarão, às 15 horas, o beijo da cruz. A celebração acontece tradicionalmente e remonta uma homenagem a Jesus Cristo depois que foi crucificado pelos romanos.
A paróquia Nossa Senhora de Fátima logo após a celebração, às 17 horas, sairá em caminhada da comunidade Sagrado Coração de Jesus (T-19). Cada estação que lembra toda a trajetória de Cristo até sua morte será feita pelas comunidades pertencentes à paróquia.

A Paróquia São Sebastião não terá celebração em seu templo, e sim na comunidade Nossa Senhora Mãe dos Migrantes. Logo após a celebração, acontecerá a Via Sacra encenada pela Pastoral da Juventude com a coordenação das jovens Juliana Freitas e Joyce Cristina, secretárias paróquias. A Via Sacra sairá da comunidade Nossa Senhora Mãe dos Migrantes até a comunidade São João Batista Scalabrini.

Programação
Segundo a secretária da Paróquia São José, Rosangela, às 9 horas, confissões individuais, e às 15 horas, celebração. Em seguida, às 16 horas, terá a procissão do Cristo Morto, que sairá da comunidade Cristo Rei (T-11) com rua Terezina, até a paróquia. E à noite,às 20 horas, haverá vigília.

Já na Paróquia São João Bosco, o pároco Celestino lembra que a programação iniciaàs 7 horas e haverá confissão individual e, às 9 horas, celebração comunitária. Ás 15 horas, inicia a celebração que termina com o beijo da Cruz. Às 18 horas, iniciará a Via Sacra, que ficará na responsabilidade de cada comunidade.

Hoje não se celebra a missa em todo o mundo. O altar é iluminado sem mantel, sem cruz, sem velas nem adornos,para se recordar a morte de Jesus. Os ministros se prostram no chão frente ao altar no começo da cerimônia. É a imagem da humanidade rebaixada e oprimida, e ao mesmo tempo penitente que implora perdão por seus pecados.

Com informações de Maycon Lucas.

Fonte:






Noticia vista 1285 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.