Correio Popular Notícia



ENCHENTES
Rio Machado volta a encher e desabriga famílias

Data da notícia: 2016-04-01 09:41:17
Foto:

(Josias Brito) Por causadas chuvas que caem na região sul do estado, o nível do rio Machado voltou a subir e desalojar famílias em Ji-Paraná. No fim da semana passada, algumas famílias foram atingidas pela enchente, devido às fortes chuvas que caíram no município, elevando o nível do igarapé 2 de Abril, que cortao 1º Distrito. Muitas tiveram que sair de suas casas e algumas tiveram prejuízos como perca de moveis, roupas, colchões e utensílios domésticos.

Na tarde de ontem, a equipe do CP esteve em alguns bairros próximos aos rios Machado e Urupá, e viu o cenário do fim da semana passada se repetir, com a água voltando a inundar casas.

A previsão é de mais chuva para as cidades de Pimenta Bueno, Cacoal e Presidente Médici, além das nascentes de rios e igarapés que desaguam no rio Machado. Segundo o site Climatempo, o volume de chuva esperado para sexta-feira (1º),sábado (2), até a próxima segunda-feira (4) é que ultrapasse os 36 milímetros.

A enchente que elevou o nível dos rios retirou várias famílias de suas casas. Conforme Meire Zanettin, coordenadora de Defesa Civil em Ji-Paraná, as pessoas que tiveram que deixar as residências são de áreaspróximas aos rios.

?Estas famílias foram acomodadas no ginásio esportes Adão Lamota e vêm recebendo todo o apoio da nossa equipe?, enfatizou Meire Zanettin, lembrando que o nível do rio estabilizou em 11 metros acima do normal.

A maior parte dos afetados está buscando socorro em casas de familiares, desde queo nível do rio começou a subir, no início da semana. ?Estamos acostumados com enchentes no início do ano, mas, em 2016,as cheias dos rios vieram atrasadas e com isso, pode haver um período maior de cheia no município?, lembrou um membro da equipe do Corpo de Bombeiros.

Desde a noite de terça-feira (29), a família da dona de casa Salete Antunes, 38 anos, estava atenta ao movimento das águas. No início da manhã de quarta-feira (30), a água ainda não estava dentro de casa, na rua Beira Rio, próximo ao centro, mas a chuva incessante e a previsão de nova elevação no nível do rio Machadofizeram ela, o marido e as duas filhas saírem da residência.

?Não é nada confortável para ninguém. O emocional fica muito mexido. A gente vê toda uma cidade se movimentando, vê o desespero no rosto de cada um e, como quase todos os anos, somos obrigados a sair da nossa casa. Achei por bem antecipar e procurar abrigo em casa de parentes?, comenta Salete Antunes.

Problemas no estado
O número de municípios prejudicados pela chuva que atinge os rios desde o início da semana foi atualizado pela Defesa Civil Estadual. A quantidade de pessoas fora de casa também aumentou: passou de 250, para 400. A previsão do tempo é de chuvas em todo o estado, especialmente na região sul, para os próximos dias.

Fonte:






Noticia vista 1260 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.