Rio Machado atinge estado de alerta
> Já existem vários pontos inundados em Pimenta Bueno, Cacoal e Presidente Médici
(Daniel Panobianco) O nÃvel do rio Machado subiu muito na madrugada da última terça-feira (10) na região centro-sul de Rondônia. Desde Pimenta Bueno, onde o mesmo recebe as águas do rio Pimenta, o nÃvel está 1 metro acima do normal. Várias comunidades ribeirinhas e sÃtios estão alagados, segundo informações do Corpo de Bombeiros local. Até o momento, nenhuma famÃlia deixou suas casas acreditando que o nÃvel irá se estabilizar em breve. Em Ji-Paraná, somente nas últimas 24 horas, o rio Machado subiu 1,44 metros, saltando de 8,41 para 9,85 metros, à s 11 horas de ontem, também segundo dados da estação telemétrica da ANA. Nesta estação, somente ontem, foram registrados 92 mm de chuva em apenas 4 horas. Já na região da Gleba G, sentido Distrito de Nova Londrina, o nÃvel do rio já atinge as áreas mais baixas próximas ao leito deixando ribeirinhos atentos.
A chuva também caiu com intensidade nas últimas horas nas principais nascentes do rio Urupá, que nasce entre Mirante da Serra e Alvorada d' Oeste. Este rio, também desemboca no Machado, já dentro de Ji-Paraná, por isso, espera-se que o nÃvel do rio aumente ainda mais até o final do dia.
RISCO DE ALERTA - Na região do municipal com Cacoal, o nÃvel do rio está em 5,68 metros, segundo dados da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Ãguas), que mantém o monitoramento permanente nos principais rios de Rondônia através dessas estações que, de hora em hora, informam a quantidade de chuva, nÃvel do rio e vazão da água. O nÃvel normal do rio é de 4,52 metros neste ponto, estando, portanto, 1,16 metros acima do normal. Na região do Distrito de Riozinho, o nÃvel do rio Machado já atingiu o limite da ponte que dá acesso à rodovia RO-383, sentido Rolim de Moura e outras cidades da Zona da Mata. Além do rio cheio, o transbordamento do ribeirão Pirarara na zona urbana de Cacoal contribuiu para uma elevação substancial do Machado.
Percorrendo seu trajeto natural, o rio Machado também já deixa em alerta moradores de Presidente Médici. Na região do povoado de Nova Esperança, próximo à ponte da rodovia BR-429, as águas já invadem fazendas nos pontos mais baixos obrigando os pecuaristas a remanejarem o gado para regiões mais elevadas.
A previsão é de muita chuva até o final de semana, especialmente entre a região de Vilhena e Cacoal, o que pode elevar ainda mais o nÃvel do principal rio do interior de Rondônia. Tecnicamente, quando o nÃvel do rio Machado atinge 10 metros no perÃmetro urbano de Ji-Paraná, as áreas localizadas nas proximidades do leito ficam alagadas. Até o momento, nenhuma famÃlia saiu de casa.
...