PRF prende quadrilha que roubava de veÃculos de carga
Uma das maiores quadrilhas de roubo de veÃculos de carga do Brasil começou a ser desmontada ontem pela PolÃcia Rodoviária Federal (PRF), dentro de investigação conduzida pelo Ministério Público de Goiás. Estão sendo cumpridos 40 mandados de prisão e 61 de busca e apreensão em Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia. Entre os presos estão empresários, despachantes, motoristas profissionais e assaltantes.
A quadrilha utilizava um esquema sofisticado. Depois de roubar as carretas e caminhões, o grupo, por meio de despachantes, criava uma nova identidade para o veÃculo no Registro Nacional de VeÃculos Automotores (RENAVAM). Depois colocavam o bem no seguro e voltavam a roubá-lo, lesando as seguradoras. Um mesmo veÃculo chegou a ser utilizado no esquema três vezes.
Após o golpe do seguro, a quadrilha vendia o veÃculo no mercado paralelo por até metade do valor, desmanchava e vendia as peças ou enviava para a BolÃvia. A investigação que resultou na 'Operação Siga Bem' durou sete meses e começou com denúncia da PRF ao Ministério Público goiano, que deu andamento à s investigações com o auxÃlio da própria corporação.
Até o momento, foi apreendida grande quantidade de certificados de licenciamento em branco, além de computadores, ferramentas para adulteração de chassis e cartões de crédito em branco.
...