Correio Popular Notícia



AGRONEGÓCIO
Câmara vota hoje transferência de área para RRS

Data da notícia: 2016-05-24 10:10:26
Foto:

(Da Redação) Hoje (24) promete ser uma data memorável para o agronegócio de Ji-Paraná. A Câmara Municipal de Vereadores (CMJP) votará [em votação única] o Projeto de Lei nº 2622/2016, que autoriza a Prefeitura de Ji-Paraná a transferir uma área de 50 hectares ao governo deRondônia para servir como sede permanente da Rondônia Rural Show (RRS), feira de agronegócios que tem se firmado como um dos maiores eventos do setor na região Norte e que abre sua 5ª edição nesta quarta-feira(25).

A informação foi prestada pelo presidente da CMJP, vereador Nilton Cezar Rios (PSB) e pelo vice-prefeito Marcito Pinto (PDT), durante coletiva de imprensa da Rondônia Rural realizada no último sábado.

A área está localizada na BR-364, sentido Presidente Médici, e deve ser utilizada como campo experimental permanente, com amplo espaço para o trabalho de mecanização agrícola e a utilização de novas técnicas e tecnologias aplicadas ao campo, possibilitando a práxis de tudo que é apresentado na feira.

Nesta edição, espera-se a presença de cerca de 80 mil visitantes vindos de todo o Brasil e até de outros países, gerando um volume de negócios próximo de R$ 1 bilhão.

O local oferecerá condições para implantação de projetos de desenvolvimento para piscicultura, ovinocultura, produção de leite, pecuária de corte, suinocultura, avicultura, florestas plantadas, recuperação de matas ciliares e também experiências com mecanização agrícola e cultivo de grãos. Toda a cadeia produtiva do agronegócio terá um local apropriado na nova sede.

A doação da área bem como a sessão de votação do projeto de lei na Câmara de Vereadores foi destacada em um café da manhã oferecido pela organização da RRS à imprensa ji-paranaense no último sábado (21), no Parque Exposições Hermínio Victorelli, para a divulgação da programação do evento.

?Teremos em Ji-Paraná um local onde os produtores poderão conhecer, aprender e levar novas técnicas para dentro de suas propriedades. Iremos trabalhar em parceria com as universidades e com o Instituto Federal [Ifro], com todo o suporte técnico da Emater e da Seagri. Com a sede da Rondônia Rural Show nesta área, teremos atividades durante todo o ano?, enfatizou o secretário Evandro Padovani ao agradecer em nome do governador Confúcio Moura (PMDB) a doação da área feita pela Prefeitura de Ji-Paraná.

?Lembro da minha infância em Cascavel, no Paraná. Minha família morava próxima ao local da Expovel. Naquela época, há mais de 30 anos, era só um punhado de gente andando pra lá e pra cá. Hoje, quem visita a Expovel enche os olhos com as proporções que a feira tomou. Difícil acreditar que aquilo tudo, um dia, já foi pequeno. O que vemos aqui, em nossa cidade, é como lá no Paraná?, relembrou o vice-prefeito de Ji-Paraná Marcito Pinto (PDT), durante o café da manhã.

?Começamos como uma feira pequena e já na quinta edição podemos afirmar, segundo dados do José Paulo (Ribeiro Gonçalves, coordenador da feira), que o espaço já está pequeno para a quantidade de expositores e visitantes. Daí nossa preocupação em ceder um espaço maior para que a feira, e todo o movimento e investimentos que ela traz para nossa cidade permaneça em Ji-Paraná?, assegurou Pinto.

O presidente da CMJP, vereador Nilton Cezar Rios (PSB), enfatizou que a autorização não deve encontrar dificuldades para aprovação. ?Tenho certeza que os vereadores aprovarão o projeto de lei em votação única, pois trata-se de uma matéria que trará muito desenvolvimento para nossa cidade?, ressaltou.

O prefeito Jesualdo Pires na mensagem ao Poder Legislativo ressaltou que a Rondônia Rural Show é um dos principais condutores de desenvolvimento para o estado e também para Ji-Paraná. São mais de cem mil pequenas propriedades rurais em Rondônia e a grande maioria carente de tecnologia.
De acordo com Pires, a Rondônia Rural, a cada ano,vem crescendo e diminuindo a lacuna da falta de tecnologia nas propriedades rurais, especialmente para a agricultura familiar. Por isso, a convicção que a doação da área trará desenvolvimento não apenas para Ji-Paraná, mas para todo estado.

Fonte:






Noticia vista 1225 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.