AROM discute expansão da rede elétrica dos municípios com a Ceron
O presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), Laerte Gomes, reuniu-se no final da manhã de quinta-feira (12) com os diretores das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Inácio Azevedo, e Reginaldo Monteiro, para discutir um projeto de parceria entre a estatal energética e os municípios rondonienses.
Um dos principais problemas discutidos entre os dirigentes foi a expansão da rede elétrica urbana nos municípios. Segundo Laerte, a expansão da rede elétrica pela Ceron deve acompanhar o crescimento demográfico, populacional e econômico por qual atravessa alguns municípios do Estado, seja no segmento pecuário, agrícola ou mineral.
A reunião foi apenas um pontapé inicial, uma prévia para um encontro entre a Ceron e os prefeitos do interior do Estado que deverá acontecer até o mês de abril. Na reunião, Laerte pediu que, na reunião a ser agendada pela Ceron, os técnicos apresentem dados sobre previsão de investimento, plano de expansão e relação do ISS pago pelas Prefeituras às prestadoras de serviço da estatal nos municípios.
Na reunião ficou acordado que a Ceron vai realizar uma palestra aos prefeitos sobre programa de economia de energia. Laerte Gomes acredita na possibilidade de inserir vários municípios do Estado em um programa de economia energética como forma de diminuir as despesas do erário com energia elétrica. "Se um município conseguir economizar mensalmente R$ 5 mil com gastos em energia, ao final do mandato, terá economizado R$ 240 mil, dinheiro que pode ser revertido na compra de uma patrulha mecanizada ou mesmo na aquisição de ônibus escolares", calculou Laerte.
Os dirigentes da Arom também irão lançar na proposta de parceria que os prefeitos realizam o pagamento das contas de luz das Prefeituras na modalidade débito em conta, uma forma de manter o bom entendimento entre os gestores e a estatal e os investimentos que devem ser realizados.
...