Correio Popular Notícia



HOMENAGEM
Claudionor Roriz é homenageado com nome em hospital

Data da notícia: 2016-06-02 10:03:13
Foto:

(Da Redação) A Câmara Municipal de Ji-Paraná aprovou, na sessão da última terça-feira (31), o projeto de lei de autoria do vereador Jessé Bitencourt (PDT) que denomina de Hospital Municipal Dr. Claudionor Couto Roriz o Hospital Municipal de Ji-Paraná. A homenagem é ao médico e ex-senador rondoniense que faleceu no dia 16 de dezembro de 2015.

De acordo com Jessé Bitencourt, é uma justa homenagem ao médico e ao ex-senador pelo estado de Rondônia responsável pela instalação de centros de saúde em inúmeros municípios rondonienses e a organização de partidos políticos. E pela implantação do Hospital Regional de Ji-Paraná na unidade médica da Fundação Sesp, na década de 1980.

?Na minha própria família, há casos de atendimentos do médico Claudionor Roriz em que ele se preocupava apenas com o paciente, e não com o dinheiro que poderia receber por salvar vidas?, relembra o vereador. ?Não foram poucas as pessoas atendidas por ele, que a partir de agora ficará na lembrança da população ji-paranaense.

Antes de seu falecimento, Claudionor Roriz pediu que fosse cremado e que suas cinzas fossem lançadas nas águas do rio Machado e em outros locais da cidade como forma de homenagear Ji-Paraná. ?O último pedido foi realizado pela família por saber da importância que esse ato teria ele?, avaliou Jessé Bitencourt.

Para a homenagem na CMJP, foram convidados o radialista e ex-senador, Alcides Paio, o ex-prefeito José de Abreu Bianco e a viúva Percídia Chagas Ribeiro.

Vida e Obra
Claudionor Couto Roriz nasceu no dia 2 de abril de 1939 na cidade de Jardim no estado do Ceará. Seus pais, Antonio Roriz e Júlia Couto Roriz, membros de tradicionais famílias políticas do Cariri, região sul do Ceará, tiveram nove filhos, seis homens e três mulheres. Ele teve cinco filhos.

Em 1968, se formou em medicina pela Universidade Federal do estado de Pernambuco. Na década de 1970, veio para o Território Federal de Rondônia. Fundou os hospitais Santa Mônica em Ji-Paraná e Santa Helena em Ouro Preto do Oeste.

Implantou o Hospital Regional de Ji-Paraná, cuja primeira sede funcionou previamente nas dependências do Colégio Agrícola, hoje campus da Unir. Tempos depois foi transferido para BR-364, no km 5 (sentido por Porto Velho), em um prédio, inicialmente previsto para instalação do Presídio Central.
Em 1982, foi eleito senador. Tomou posse em 1983, vindo a ocupar os cargos naquela Casa de vice-presidente da Comissão de Saúde, membro titular da Comissão de Redação e suplente da Comissão de Serviço Público Civil. Deixou o Senado para assumir a Secretaria Estadual da Saúde durante o governo de Jerônimo Santana, em seu lugar assumiu o radialista Alcides Paio.

Em 1999, retornou à vida pública ao ser nomeado, novamente, secretário estadual de Saúde pelo governador eleito José de Abreu Bianco. Após esse período, tornou a exercer a medicina até ser aposentado compulsoriamente aos 70 anos. No ano de 2005, ocupou o cargo de diretor do Hospital Municipal de Ji-Paraná. Com informações do Departamento de Comunicação ? Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP).

Fonte:






Noticia vista 1297 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.