Correio Popular Notícia



CONFERÊNCIA
Inclusão e justiça social serão debatidos em Ji-Paraná

Data da notícia: 2016-06-03 18:42:28
Foto:

(Da Redação) A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Governo, já está ultimando os preparativos para a realização da etapa local da 6ª Conferência Nacional das Cidades, que acorrerá nos dias 30 de junho e 1º de julho, nas dependências da Câmara Municipal.

Após várias reuniões, a comissão a organizadora, presidida pelo secretário de Governo, Ari Saraiva, definiu as diretrizes e ações que serão tomadas para a concretização da conferência.

Em 2016, o tema a ser discutido é a ?Função Social da Cidade e da Propriedade ? Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas?. Nesta fase, em nível municipal, também serão eleitos delegados que levarão posições para a etapa estadual, que por sua vez definirá os representantes para a conferência nacional, já agendada para acontecer de 5 a 9 de junho de 2017, em Brasília.

Os participantes debaterão os pontos apresentados pelo texto de referência da cartilha preparada pelo Ministério das Cidades, refletindo e propondo ações em torno da função social da cidade, prevista no artigo 182 da Constituição Federal. Esse é o eixo condutor das conferências nos âmbitos municipal, estadual e nacional e figura como ponto central no sentido de discutir o desenvolvimento urbano orientado pela inclusão e pela justiça social.

?Tenho certeza que será uma grande conferência com grande participação de todos e muito produtiva. Quero, desde já, conclamar a população e representantes da sociedade civil para que estejam lá no dia 30 de junho, na abertura, e no dia1º de julho, quando os trabalhos terão prosseguimento durante todo o dia?, avaliou o secretário Ari Saraiva.

Segundo o secretário, o prefeito Jesualdo Pires (PSB) está sempre atento à realização dessas conferências municipais e tem um cuidado muito grande com elas. ?Esta é uma determinação do Ministério das Cidades. A data limite para os municípios fazerem seus eventos é 5 de julho e quem não atender esse prazo fica passível de não receber verbas do governo federal. Nós, como sempre, estamos trabalhando muito para que jamais o nosso município seja penalizado nesta questão de recursos?, assinalou.

Ari Saraiva reforçou o chamado para que a população compareça e participe da conferência que tratará do lugar onde a maioria dos brasileiros habita. ?Precisamos gostar do nosso município e dizer que essa cidade é nossa, de todos os ji-paranaenses e que queremos participar das decisões sobre o seu futuro. Nós precisamos e merecemos uma Ji-Paraná ainda mais inclusiva, participativa e que continue investindo na justiça social?.
A vereadora Márcia Regina, representante da Câmara de Vereadores, ressaltou que o tema ?Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas? pretende visualizar as cidades como um bem comum, pertencente a toda população, democráticas, com mais acesso aos bens e serviços públicos, com menos discriminação e, sobretudo, com mais qualidade de vida.

Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1269 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.