TECNOLOGIA
População de Porto Velho terá internet de graça em casa
(Da Redação) A partir de 2016, os portovelhenses poderão ter internet a custo zero em suas residências. A oferta gratuita do serviço só será possível por causa da mudança na lei que instituiu o projeto Porto Velho Cidade Digital. Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (16), o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, anunciou a novidade e falou sobre o evento que será realizado neste sábado (18) sobre a iniciativa.
O texto original do projeto, datado de 2011, assegurava a internet gratuita apenas aos contribuintes que estivessem em dia com o pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). Com a mudança na lei feita na atual gestão, agora, para que qualquer morador da capital tenha acesso ao sinal de internet gratuita basta estar cadastrado no site do Porto Velho Cidade Digital, residir dentro do raio de abrangência de uma das seis torres de transmissão e adquirir uma antena para captar o sinal em sua casa ou estar em uma das 15 praças que distribuirão o sinal.
Na entrevista, concedida no gabinete da Secretaria Municipal de Administração (Semad), Mauro Nazif lembrou que oferecer a internet de graça à população é uma de suas bandeiras de luta desde quando era vereador, que se intensificou quando foi eleito deputado federal, e, hoje, o sonho começa a se concretizar.
?Ao assumirmos a prefeitura, em 2013, percebemos que era necessário fazer uma remodelagem dos cabos de fibra óticas. E, para isso, houve um esforço muito grande, porque Porto Velho não estava preparada para fazer essas alterações?, afirmou o prefeito, lembrando dos necessários para que o projeto atingisse o estágio atual.
Nesse processo, lembrou Mauro, foi fundamental a participação da equipe do Departamento de Recursos e Tecnologia da Informação (DRTI), da Semad. ?Estamos conseguindo entregar agora o Porto Velho Cidade Digital para a população. Com a estruturação que já foi feita, o projeto conseguirá alcançar 70% da cidade e já estamos lutando para suprir os 30% restantes?, frisou.
Para a implantação da Cidade Digital, foram investidos R$ 96 mil e mais R$ 25 mil mensais serão necessários para a manutenção do sistema. O sinal será disponibilizado por seis torres instaladas em locais estratégicos da cidade, que terão alcance num raio de três quilômetros cada. Quinze praças, equipadas com um rádio com antena Omnidirecional (para todos os lados) com amplitude de aproximadamente 100 metros cada, também distribuirão o sinal.
No sábado, em um evento na Praça das Três Caixas D'água, marcado para as 17h, a prefeitura fará a apresentação do projeto à população. Na oportunidade, será feita a demonstração de como funcionam os equipamentos. No local, também haverá apresentação de shows artísticos. ?Esse é um direito que o cidadão tem, por isso ele não gastará um centavo para ter o serviço?, garantiu o prefeito....