Correio Popular Notícia



SAÚDE
Retorno de cirurgias ortopédicas é tema de reunião em Ji-Paraná

Data da notícia: 2016-06-21 09:55:53
Foto:

(Da Redação) Autoridades se reuniram na manhã de ontem (20) para tratar sobre o possível retorno de cirurgias ortopédicas para o município de Ji-Paraná. A reunião foi promovida pelas secretarias municipal e estadual da Saúde, junto com a Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJ) e o Ministério Público, que foi representado pela promotora de Justiça, Josiane Alessandra Mariano Rossi, que mesmo em recesso atendeu à solicitação.

O retorno das cirurgias é o resultado da audiência pública realizada recentemente pela CMJ, proposta pelo vereador Edivaldo Gomes (PSB).

O encontro iniciou com o secretário municipal de Saúde, Renato Fuverki expondo sobre o assunto. Segundo ele, o município tem condições de fazer uma parte das cirurgias ortopédicas e que está em processo para aquisição de um arco cirúrgico. O secretário admitiu que pode precisar de uma sala baritada, precisando de cerca de 60 dias para conclusão do processo de compra do equipamento.

Renato Fuverki disse ainda que Ji-Paraná não consegue bancar as despesas financeiras, pois não vai fazer cirurgia só para o município. ?Temos a capacidade de fazer apenas cirurgias de média e baixa complexidade no município?, reforçou.

A promotora de Justiça, Josiane Alessandra Mariano Rossi ressaltou que o município de Ji-Paraná atenderia baixa e média complexidade e Cacoal atenderia as demais cirurgias.

O secretário estadual de Saúde, Luiz Maiorquim informou que está analisando o quantitativo de material cirúrgico para aditar ata em 25% para aquisição em processo licitatório, dando subsídios na parte de material.

?Serão feitas cirurgias de braço, perna, entre outras, e para isso serão verificados os quantitativos de insumos para realizar pactuação e o estado fornecer ao município?, ressaltou Maiorquim. Ele solicitou do deputado Laerte Gomes (PSDB) que auxilie na questão da colocação de emendas para a compra dos medicamentos necessários e custeio de profissionais.

Laerte Gomes (PSDB) afirmou que vai trabalhar para liberar a emenda no valor de R$ 400 mil,
dentro do que a legislação eleitoral permite, até o mês de agosto.

Após as discussões, segundo Edivaldo Gomes, ficou definido que o arco cirúrgico estará disponível até o próximo dia 10 de agosto e será providenciado pelo município.

?Serão realizadas 25 cirurgias eletivas por mês em Ji-Paraná, uma por dia, além dos casos de urgência. Os materiais para as cirurgias serão enviados pelo estado 30 dias antes. As cirurgias iniciarão no dia 10 de agosto e o município vai prestar conta do que for sendo realizado, além de enviar mapa cirúrgico para que o estado providencie a reposição dos materiais?, informou o vereador.

A reunião contou com a participação do vereador Edilson Vieira (PMDB), secretário regional Romildo Pereira, diretor do Hospital Municipal, Antelmo Ferreira, diretor clínico do HM, Marcos Henrique Rodrigues e do assessor técnico da Sesau, Gleense dos Santos. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1219 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.