Injustiça
TJD tira Ji-Paraná da final do returno Estadual
Numa decisão considerada injusta, a 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Rondônia (TJDO-RO) acatou por unanimidade a denuncia de que o Ji-Paraná Futebol Clube jogou com um jogador irregular no dia 28 de maio pelo segundo turno do Campeonato Estadual.
Foi aplicada pena ao Ji-Paraná F.C que se refere à perda de 3 pontos da equipe e multa de R$ 100. Foram mais de duas horas de julgamento realizado na noite da última segunda-feira (20), no plenário do TJD-RO.
Com a decisão do TJD, o Ji-Paraná perdeu 3 pontos pela punição e anulado os 3 pontos da vitória contra o Genus de acordo com o CBJD. Dessa forma, o Ji-Paraná FC, que antes terminou a fase classificatória do segundo turno com 14 pontos ganhos, cai para 11 pontos, perdendo a segunda posição.
O Genus, autor da denúncia, com 13 pontos, com o mesmo número de pontos do Guajará Esporte Clube, porém, passa a ser o 2º colocado na classificação do returno no critério de desempate (salto de gols), ficando com a vaga para disputar o título contra o Rondoniense Social Clube.
A Federação de Futebol de Rondônia (FFER) já havia anunciado que a primeira partida da final do segundo turno seria disputada nesta quinta-feira (23), às 19h30.
Decisão tendenciosa
Para os dirigentes e torcedores do Ji-Paraná FC que acompanharam o processo, a decisão do TJD-RO e FFER foi no mínimo tendenciosa e arbitrária pela forma como se deu. O jogador mencionado, Junior Oliveira, o ?Cabeça?, foi escalado para a partida em razão de a FFER dar condições de jogo ao atleta que na oportunidade tinha seu nome mantido no BID.
Outro fato estranho e que não foi levado em conta pelo TJD é que o recurso impetrado pelo Genus contra o Ji-Paraná, aconteceu somente 15 dias após a realização da partida, quando o prazo legal é de até 72 horas. Outro recurso sobre o mesmo assunto chegou a ser impetrado pela equipe do Guajará, mas nem sequer foi aceito. No ato do julgamento, nenhuma dessas questões foi levada em consideração, dando total parecer da opinião já formada sobre o resultado do pleito.
A Diretoria do Ji-Paraná FC promete recorrer da decisão, devendo ir até as últimas instancias contra o parecer do TJD-RO.
Por Chico Limeira, com informações da Assessoria - FFER...